MATRIZ DA BATALHA NAVAL
Palavras-chave:
Matrizes, Ensino de Matemática, Metodologias Ativas, Aprendizagem Lúdica, CoordenadasResumo
Este trabalho foi desenvolvido como parte das atividades do Estágio Curricular Supervisionado II do curso de Licenciatura em Matemática, com carga horária de 80 horas, realizado na Escola de Educação Básica São Ludgero. O estágio foi dividido em duas etapas: observação e intervenção. Durante a observação, percebeu-se que os alunos apresentavam dificuldades na compreensão das coordenadas de matrizes, especialmente na distinção entre linhas (i) e colunas (j). Diante desse desafio, surgiu a proposta de desenvolver uma atividade lúdica, utilizando o jogo "Batalha Naval", adaptado para o ensino de matrizes. A metodologia consistiu na aplicação do jogo inicialmente em uma matriz 4x4, onde a turma foi dividida em dois grupos. Cada grupo posicionava seus "barcos" nas coordenadas da matriz e realizava disparos utilizando pares ordenados correspondentes às posições das matrizes. Em seguida, a atividade foi ampliada para uma matriz 10x10, com quatro grupos, proporcionando uma competição mais desafiadora. No início, observou-se certa dificuldade dos alunos em identificar corretamente linhas e colunas, levando mais tempo para formular as coordenadas. Contudo, ao longo das partidas, houve significativa melhora na agilidade, precisão e compreensão dos conceitos. A dinâmica competitiva despertou grande interesse, engajamento e participação dos estudantes, que demonstraram entusiasmo e aprendizado efetivo. Como resultado, a atividade mostrou-se altamente eficiente no desenvolvimento da habilidade de leitura e interpretação de matrizes, contribuindo para superar as dificuldades iniciais dos alunos. Além disso, proporcionou um ambiente de aprendizagem mais leve, interativo e colaborativo, reforçando a importância do uso de metodologias ativas no ensino da matemática.