MATERIAIS DIDÁTICOS PARA CONSTRUÇÃO DE NOÇÕES TEMPORAIS E ENSINO DE LIBRAS NA EJA

Autores

  • Bianca Guimarães Fernandes
  • Julia Élen Costa
  • Gabriele Vieira Neves

Palavras-chave:

educação bilíngue, EJA, noções temporais, materiais didáticos, estágio curricular supervisionado

Resumo

O trabalho tem por objetivo apresentar materiais didáticos desenvolvidos no contexto do estágio curricular obrigatório do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue Libras/Português do Instituto Federal de Santa Catarina IFSC – Câmpus Palhoça Bilíngue. As atividades foram realizadas com alunos do nível I da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno, em uma escola pública da cidade de Palhoça (SC). A proposta partiu da necessidade de desenvolver um trabalho significativo com os estudantes da EJA, com base no ensino das noções temporais (dias da semana, meses, horários e datas comemorativas), articulando linguagem visual, Libras e Português. O percurso metodológico envolveu a elaboração de três materiais pedagógicos acessíveis e contextualizados: a "Caixa de Memórias da EJA", o "Calendário Bilíngue" e o "Relógio Interativo", todos construídos com o objetivo de auxiliar os estudantes na organização do tempo e das tarefas do cotidiano, respeitando o ritmo de aprendizagem e a visualidade da Libras. A Caixa de Memórias foi uma atividade de encerramento, criada com o objetivo de reunir e valorizar os momentos vivenciados pelos alunos ao longo do percurso pedagógico. O calendário bilíngue, elaborado em tamanho grande, permitiu que os estudantes interagissem com os dias, meses e estações do ano, todos acompanhados de seus sinais correspondentes em Libras. Já o relógio interativo consistiu em uma atividade individual, na qual cada aluno construiu seu próprio relógio em papel A4, com ponteiros móveis, possibilitando o ajuste manual das horas e a vivência concreta do conceito de tempo.As aulas priorizaram a interação em Libras e a mediação visual, com o apoio de imagens, objetos reais e vídeos. Como resultado, observou-se uma participação ativa dos alunos, que demonstraram interesse e envolvimento nas propostas, articulando as experiências vividas com os conteúdos trabalhados. O trabalho também reafirma o papel do estágio como espaço de articulação entre teoria e prática, bem como a relevância da formação docente para atuação em contextos bilíngues.

Downloads

Publicado

2025-09-08