ENSINO DE QUÍMICA ARTICULADO COM MEMÓRIAS E HISTÓRIAS PESSOAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO PROEJA
Palavras-chave:
PROEJA, contextualização, memórias, ensino de química, projetos criativos ecoformadoresResumo
Foi elaborado um projeto de intervenção no âmbito do componente curricular de Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Câmpus São José, com base na metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCEs), para uma turma do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA), dos cursos técnicos em Panificação e em Cozinha, no IFSC Câmpus Continente. Intitulado "Contextualizando o Ensino de Química no PROEJA: Integrando Memórias e Histórias Pessoais dos Estudantes", o projeto teve como foco trabalhar os conteúdos de Cinética Química e Propriedades Coligativas por meio de sequências didáticas contextualizadas. A proposta buscou aproximar o ensino da realidade dos estudantes, promovendo a valorização de suas vivências pessoais e escolares como ponto de partida para o aprendizado em Química. Pensando em apresentá-los ao mundo prático da química, cada conteúdo contou com uma atividade experimental e com algumas aulas sendo realizadas no laboratório. Como forma de avaliar o aprendizado dos alunos, cada conteúdo de química trabalhado teve sua atividade avaliativa, também foi de muito significativa a participação e interação dos alunos e professores. A intervenção foi realizada no semestre 2024/2, durante o Estágio Supervisionado III, e, ao longo dos encontros, os alunos do PROEJA foram convidados a refletir e discutir em sala sobre sobre suas trajetórias educacionais e suas relações com a Química, o que resultou na produção de um Livro de Memórias contendo relatos pessoais dos estudantes. Esse material foi construído coletivamente e cada estudante pôde atuar como protagonista, compartilhando experiências, histórias de vida e percepções sobre o processo de aprendizagem. A experiência de integrar a química com as memórias pessoais dos estudantes contribuiu para tornar o ensino mais enriquecedor, promovendo o engajamento dos alunos por meio do reconhecimento de suas identidades e saberes prévios. O projeto também evidenciou a importância da educação quando esta considera o contexto sociocultural do estudante, especialmente em turmas da Educação de Jovens e Adultos.