ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Eduardo Antenor Benedito Paes dos Santos
  • Gabriele Vieira Neves

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Língua Brasileira de Sinais, Cultura Surda, Comunicação

Resumo

O projeto desenvolveu-se a partir da necessidade da prática de intervenção do período do estágio curricular obrigatório para a formação do curso de Pedagogia Bilíngue Libras/Portugês. Diante disso, foram feitos quatro encontros presenciais que tiveram como foco a observação de como se organizava, planejava e ministrava aulas para o público da EJA. Após a observação foi constatado que os alunos não apresentavam aulas que envolviam a Libras e estavam estudando os aspectos dos gêneros discursivos notícia e slogan. Como a proposta do curso de Pedagogia Bilíngue é formar pedagogos bilíngues, foi estruturado um projeto de intervenção que englobou cinco encontros, com objetivo de tratar sobre a compreensão da base da língua sinalizada e desenvolvimento de sua prática usual. Desse modo, foi pensado  em aulas que visavam trazer assuntos que os alunos vivenciam no dia a dia e que trouxessem ganhos educacionais produtivos para prática cotidiana. A metodologia envolveu aulas expositivas e dialogadas, rodas de conversa, materiais didáticos digitais, tais como jogos e quiz, além de dinâmicas de sinalização e de expressão corporal. Os encontros aconteceram com a turma em nível de alfabetização e letramento da EJA no turno da noite. Foram cinco encontros ao longo de uma semana. Como base para a formulação dos planos, foram utilizados os conteúdos trabalhados pela professora regente, a BNCC, Caderno do Ensino Fundamental (como foco na Libras) e outros recursos tecnológicos. Como resultados alcançados podemos apontar o reconhecimento linguístico da Libras e uma comunicação básica para identificação e apresentação pessoal. Também pudemos constatar que o ensino da Libras na EJA é algo significativo para os estudantes, que além de relatarem situações cotidianas de desconforto ao terem contato com surdos e não saberem a língua de sinais, participaram ativamente de todas as propostas de atividades apresentadas.            

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Publicado

2025-09-08