COMO A QUÍMICA PODE AJUDAR NA RESOLUÇÃO DE CRIMES? UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA
Palavras-chave:
estágio supervisionado, projeto criativo ecoformador, química forense, podcast, análise orgânicaResumo
Os Estágios Supervisionados nos cursos de Licenciatura proporcionam ao discente em formação a possibilidade de vivenciar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. O Curso de Licenciatura em Química do IFSC Câmpus São José adota, no Estágio Supervisionado, a metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE), de Zwierewicz e Torre (2009). A proposta busca superar o ensino fragmentado e linear por meio de um ensino contextualizado e da elaboração de materiais didático-pedagógicos, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem do estudante. A partir das observações realizadas durante o Estágio Supervisionado II, elaborou-se o Projeto de Intervenção “Química Forense: Como a química pode ajudar na resolução de crimes”, para uma turma da sétima fase do Ensino Médio Integrado ao curso Técnico em Química do IFSC Florianópolis, na unidade curricular de Análise Orgânica. O projeto, desenvolvido entre 2024.1 e 2024.2, apresenta uma sequência didática voltada à identificação de compostos orgânicos a partir de testes de solubilidade, determinação de grupos funcionais, ponto de fusão e ebulição, tendo como recurso didático um podcast. O enredo narra um caso fictício envolvendo um estudante vítima de isolamento e deboches constantes de colegas, que culmina em um acidente suspeito com uma substância química. Ao longo dos encontros, foram apresentados episódios do podcast, e os estudantes utilizaram as informações, aliadas às atividades práticas, para montar um “mural investigativo” apresentado no último encontro. Durante a prática educativa, houve engajamento ao unir investigação, criatividade e reflexão social. Os estudantes atuaram como peritos para identificar a substância desconhecida, aplicando conceitos químicos aprendidos. Além dos aspectos científicos, a atividade fomentou uma discussão crítica sobre as consequências do bullying, especialmente no ambiente digital, promovendo sensibilização. Os resultados mostraram que a abordagem interdisciplinar, ao integrar Química Forense e questões sociais, favorece a aprendizagem significativa e o desenvolvimento de competências investigativas, éticas e socioemocionais.