ANÁLISE DAS PERGUNTAS DOS ESTUDANTES VIVENCIADAS DURANTE O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Palavras-chave:
estágio supervisionado de observação, licenciatura em matemática, docência, metodologia de ensino de matemáticaResumo
Este trabalho tem como objetivo problematizar o Estágio Supervisionado de observação, envolvendo a relação com o estágio, entendimentos sobre a observação, registros, anotações, relatório de estágio e, em especial, o exercício da escuta sensível e análise das perguntas e inquietações dos estudantes. A pesquisa qualitativa, faz parte do relatório de estágio, fundamentada em acompanhar durante dois meses as aulas de matemática de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, deseja-se analisar perguntas realizadas pelos estudantes, sejam elas relacionadas diretamente às definições e conteúdos matemáticos, como “se o zero é múltiplo de todos, por que ele não é MMC?”, ou aquelas que emergem e não são diretamente ligadas à disciplina, como “a professora tem tempo de descanso?”. As análises apontam sobre a importância de compreender as inquietações dos estudantes para o desenvolvimento das relações e do processo de ensino e aprendizagem.