ANÁLISE DAS PERGUNTAS DOS ESTUDANTES VIVENCIADAS DURANTE O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Autores

  • Marco Antonio Bettu Kunze
  • Juciara Guimarães Carvalho
  • Débora Regina Wagner

Palavras-chave:

estágio supervisionado de observação, licenciatura em matemática, docência, metodologia de ensino de matemática

Resumo

Este trabalho tem como objetivo problematizar o Estágio Supervisionado de observação, envolvendo a relação com o estágio, entendimentos sobre a observação, registros, anotações, relatório de estágio e, em especial, o exercício da escuta sensível e análise das perguntas e inquietações dos estudantes. A pesquisa qualitativa, faz parte do relatório de estágio, fundamentada em acompanhar durante dois meses as aulas de matemática de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, deseja-se analisar perguntas realizadas pelos estudantes, sejam elas relacionadas diretamente às definições e conteúdos matemáticos, como “se o zero é múltiplo de todos, por que ele não é  MMC?”, ou aquelas que emergem e não são diretamente ligadas à disciplina, como “a professora tem tempo de descanso?”. As análises apontam sobre a importância de compreender as inquietações dos estudantes para o desenvolvimento das relações e do processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Publicado

2025-09-08