A EXPERIMENTAÇÃO COMO CAMINHO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EJA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PRÁTICA COM PCES

Autores

  • Airlley Cristine Borges Ferreira
  • Maria Clara Botelho
  • Joyce Nunes Bianchin
  • Paula Alves de Aguiar
  • Silvia Caetano Feldkircher

Palavras-chave:

metodologias ativas, ensino de química, experimentação, EJA

Resumo

O relato apresenta uma experiência pedagógica no curso PROEJA-FIC “Operador de Computadores” do IFSC – Câmpus São José, utilizando o projeto “A Tabela Periódica do Corpo Humano” como estratégia para tornar o ensino de Química mais significativo e acessível. A proposta surgiu diante dos desafios da Educação de Jovens e Adultos (EJA), marcada por trajetórias escolares interrompidas e dificuldades com conteúdos abstratos. O projeto baseou-se na metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE), que valoriza a autonomia, a colaboração e a contextualização dos saberes, aliados à pedagogia freireana. Foram realizados cinco encontros de três horas, com atividades teóricas, dinâmicas interativas e práticas experimentais. Entre elas, destacam-se a queima de magnésio e a produção de uma liga metálica (latão), que permitiram visualizar conceitos como ligações químicas e propriedades dos elementos, relacionados ao corpo humano. A diversidade da turma, com estudantes de diferentes idades e nacionalidades, especialmente haitianos, exigiu adaptações metodológicas: linguagem simplificada, recursos visuais e analogias com o cotidiano. A escuta ativa, o acolhimento e o respeito às vivências dos alunos foram fundamentais para criar um ambiente de aprendizagem inclusivo e participativo. A análise dos dados, obtidos por diário de campo, portfólios e observação participante, demonstrou que a metodologia promoveu maior engajamento, autonomia e interesse pela Química. O projeto facilitou a compreensão dos conteúdos e fortaleceu a autoestima dos estudantes, que se reconhecem como sujeitos ativos no processo educativo. Conclui-se que práticas pedagógicas baseadas na experimentação, no diálogo e na contextualização são essenciais para uma educação transformadora no PROEJA, comprometida com a formação cidadã e emancipatória.

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Publicado

2025-09-08