PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS EM ANÁLISE INSTRUMENTAL: A FORMULAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE CREMES DE CANELA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA
Palavras-chave:
cremes, canela, compostos fenólicos, pH, formação de professoresResumo
O presente trabalho foi desenvolvido na unidade curricular de Análise Instrumental, ofertada pelo curso superior de Licenciatura em Química do IFSC - Câmpus Criciúma, com o intuito de promover a contextualização e inspirar futuros docentes em química. Para isso, foram preparadas quatro formulações de cremes a partir da canela (em pó e bastão), sendo realizada a avaliação das características organolépticas, as determinações de pH e o teor de compostos fenólicos nos cremes. O desenvolvimento da presente proposta é considerada de grande importância para a formação inicial de professores, uma vez que a contextualização de conteúdos com o cotidiano e/ou temas de interesse de licenciandos em química favorecem uma atuação profissional reflexiva. A atividade possibilitou, ainda, o desafio de propor novos produtos que atendam a demandas atuais da sociedade, além da experiência que destacou a relevância da integração de conhecimentos do cotidiano e químicos para uma aprendizagem mais significativa.