LETRAMENTO VISUAL NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES DOCENTES

Autores

  • Raiza Lobato Dias
  • Júlia Cardoso de Oliveira

Palavras-chave:

letramento visual, surdez, inclusão, libras, educação bilíngue

Resumo

A presente proposta discute a importância do letramento visual na educação de surdos, considerando que o primeiro contato do estudante com a Libras demanda uma linguagem visual capaz de construir significados. Nesse contexto, o uso de registros visuais e experiências com professores surdos se torna fundamental para o processo de aprendizagem. O trabalho se baseia em reflexões teóricas e práticas inspiradas na obra “Letramento Visual e Surdez”, organizada por Tatiana Bolivar Lebedeff”. A proposta destaca ainda o papel das artes visuais e da presença da L2 na sala de aula, defendendo o letramento visual como uma habilidade que precisa ser desenvolvida, e não algo inato. O texto discute práticas inclusivas, produção de recursos visuais e os desafios enfrentados pelos docentes nesse cenário. 

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Publicado

2025-09-08