EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PRÁTICA: OFICINA DE SABÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

Autores

  • Priscila de Souza Iglesias Iglesias
  • Luciana Gelsleuchter Lohn
  • Luísa Ferreira Vieira
  • Sandra Albuquerque Reis Fachinello
  • Diná Bruno Ribeiro
  • Leonardo Carlos Wendhausen de Oliveira
  • Marcelo Pivato Dall'Agnese
  • Jefferson Vieira Biehl
  • Evenny Isley Conceição Lima
  • Hévila de Nazare Silva da Costa
  • Fábio Henrique de Carvalho Bartelega
  • Liege Medianeira Gehm
  • Robson Dias Bombazar
  • Wagner Gabri Bartolazi

Palavras-chave:

educação ambiental, sustentabilidade, oficina pedagógica, reutilização, óleo vegetal

Resumo

A oficina de sabão foi realizada como ação formativa durante a Semana do Meio Ambiente no IFSC - Câmpus São José, com o objetivo de promover a educação ambiental por meio da reutilização de óleo de cozinha. A atividade envolveu estudantes do Ensino Médio e do PROEJA, muitos deles imigrantes, integrando saberes científicos, ambientais e práticos. A metodologia combinou uma introdução teórica com a execução prática da produção de sabão, utilizando materiais acessíveis e estratégias visuais facilitadoras. Os resultados evidenciaram o engajamento dos participantes, a aprendizagem significativa e a valorização de práticas sustentáveis. A experiência demonstrou o potencial da oficina como ferramenta pedagógica, especialmente por articular educação ambiental, inclusão e interdisciplinaridade. Além disso, destacou-se a importância do planejamento coletivo, do uso de recursos visuais e da adaptação às realidades dos grupos, fortalecendo o vínculo entre teoria e prática na formação cidadã e crítica dos estudantes.

Downloads

Publicado

2025-09-08