PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Palavras-chave:
Estratégias, Metodologias, Jogos de LinguagemResumo
O trabalho desenvolvido na disciplina de Práticas de Alfabetização e Letramento do Curso Superior de Pedagogia Bilíngue (Libras - Português) teve como objetivo o estudo de recursos lúdicos nos processos de alfabetização de crianças nos anos iniciais. A abordagem utilizada pela docente da disciplina foi baseada no material online disponível pelo CEEL (Centro de Estudos em Educação em Linguagem) da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). A prática da aplicação do recursos dos jogos de linguagem, visam proporcionar um ambiente de aprendizado dinâmico, estimulando o desenvolvimento da linguagem oral e escrita de forma interativa e significativa. A realização dos jogos e brincadeiras partiu do princípio de que a alfabetização deve ser um processo envolvente, acessível e contextualizado, atendendo às necessidades de cada aluno. Para isso, foram escolhidos jogos que exploram a consciência fonológica, a associação entre grafemas e fonemas e a formação de palavras, promovendo o engajamento das crianças por meio de desafios educativos. Entre os jogos escolhidos, destacam-se o "Bingo dos sons iniciais", "Batalha das Palavras" e "Palavra dentro de Palavra", todos desenvolvidos para facilitar a aquisição da leitura e da escrita de forma envolvente e colaborativa. Além da confecção dos materiais pedagógicos, a pesquisa envolveu a observação direta das crianças durante as atividades, identificando quais estratégias despertam maior interesse e favorecem a aprendizagem. Como resultado, verificou-se que as metodologias lúdicas aumentam significativamente a motivação dos alunos, tornando o processo alfabetizador mais eficaz. As crianças demonstraram maior participação e autonomia na resolução das atividades, além de melhor compreensão das regras do sistema de escrita. Durante o 7º Seminário Institucional de Iniciação à Docência do IFSC, serão apresentados os princípios teóricos que embasam a ludicidade na alfabetização, os jogos desenvolvidos e as análises dos impactos na aprendizagem. Pretende-se destacar como essas práticas podem ser adaptadas para diferentes contextos educacionais, respeitando a diversidade linguística e cultural dos alunos em um ambiente bilíngue. O trabalho reafirma a importância de integrar jogos educativos ao ensino da leitura e da escrita, promovendo não apenas o desenvolvimento das habilidades linguísticas, mas também a socialização, criatividade e autonomia das crianças.