CONSTRUÇÃO CONCEITUAL DA NOÇÃO DAS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS A PARTIR DO ARTEFATO DO JOGO DA MEMÓRIA BILÍNGUE LIBRAS/PORTUGUÊS

Autores

  • Erica Viegas
  • Gabrielly Teles
  • Julia Morigi
  • Stéphannea Ribeiro

Palavras-chave:

Libras, História, Jogo da Memória, Crianças surdas, ensino bilíngue

Resumo

No segundo semestre de 2024, a interdisciplina de Leitura e Representação de Mundo pela História, do curso de Pedagogia Bilíngue Libras-Português, propôs o desafio de criarmos um artefato material para a construção conceitual das categorias temporais, com crianças surdas dos anos iniciais do ensino fundamental. Nesse sentido, nossa proposta foi desenvolver a categoria temporal sucessão e duração através de um jogo interativo de cartas, que é semelhante ao jogo da memória, no entanto, há suas diferenças no sentido de regras. O material consiste em utilizar cartas que possuem pares, no entanto, o par a ser encontrado possui semelhança, mas tem suas diferenças de época. Exemplo: celular atual corresponderá a telefone utilizado antigamente; ambos são semelhantes, pois realizam ligações, mas possuem diferença de modelo e ano. Os participantes deixarão as cartas viradas para baixo e, quando dois ou mais acharem os pares, haverá o desafio do sinal em Libras, onde todos precisam sinalizar o sinal dos pares correspondentes dos objetos. O jogador que acertar os sinais dos outros participantes poderá pegar os pares para si. Caso não saibam os sinais, poderão consultar as cartas-disco, que possuem o sinal dos objetos. Utilizamos como materiais para a construção do artefato: cartas plastificadas com imagens impressas de objetos antigos e atuais, cartas com imagem dos sinais dos objetos, papel, broche de detetive, cola e tesoura. O referencial teórico que embasou a construção do material foram os estudos de Bittencourt (2018) e Fermiano (2018), além das orientações curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental. Como resultados, observamos a importância da utilização de recursos didáticos visuais e sinalizados em Libras para o auxílio na construção de noções temporais em crianças surdas.

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Publicado

2025-09-08