APRENDIZAGEM BILÍNGUE E LÚDICA: INTEGRANDO LIBRAS E PORTUGUÊS NO RECONHECIMENTOS DE ANIMAIS

Autores

  • Pedro Elias Pinheiro Guimarães
  • Daiane Silva Cordeiro

Palavras-chave:

Jogos Educativos, Pedagogia Bilíngue, Libras, Aprendizagem Lúdica, Educação Inclusiva

Resumo

Este trabalho apresenta o Projeto de Extensão IFSC Brincando, desenvolvido no curso de Pedagogia Bilíngue (Libras Português), na disciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem I, primeira fase, como Extensão Curricularizada. Foi realizada uma intervenção educativa utilizando jogos lúdicos para promover o aprendizado Bilíngue (Libras e Português) em crianças de 6 a 12 anos, que foram convidadas pelos colegas de turma para participar das atividades no IFSC Câmpus Palhoça. Foi realizado um evento chamado IFSC Brincando, cujo objetivo principal foi desenvolver habilidades de leitura e reconhecimento de palavras associadas às imagens de animais e seus respectivos sinais em Libras, além de promover o trabalho em equipe. O planejamento das atividades e elaboração de materiais didáticos foram realizados pelos acadêmicos, sob orientação das docentes da disciplina. Foram utilizados para o desenvolvimento das atividades o Laboratório de Pedagogia Bilíngue (LAPEBI), o Palco das Artes e o Corredor do Piso Térreo do IFSC Palhoça Bilíngue.Foram convidadas crianças familiares dos acadêmicos e servidores do câmpus para participar do evento. As atividades ocorreram em sistema de circuito, as crianças passavam nas atividades e participavam destas, utilizando cartas ilustradas e cartões com palavras em português. Após a associação correta dos pares (imagem-palavra), os participantes aprenderam os sinais correspondentes em Libras. Como resultados, as crianças desenvolveram competências linguísticas bilíngues e habilidades sociais, incentivando práticas pedagógicas inclusivas e interativas. O evento IFSC Brincando ocorre desde o ano de 2018 e é reconhecido pela comunidade acadêmica do IFSC Palhoça Bilíngue. 

Downloads

Publicado

2025-09-08