A AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ÚLTIMO ANO DO ENSINO MÉDIO FRENTE AO SEU APRENDIZADO NAS ESCOLAS DE JARAGUÁ DO SUL
Resumo
Em nossa sociedade o estudo é muito importante para a formação do cidadão. Dessa forma, a presente pesquisa buscou determinar o que auxilia ou interfere no aprendizado dos estudantes. Para isso, foi elaborado um questionário para que os estudantes, do último ano do Ensino Médio, das escolas das redes federal, estadual e privada de Jaraguá do Sul, indicassem os fatores que ajudam ou atrapalham a sua aprendizagem. O questionário possuía os tópicos: infraestrutura da escola, professores, família, perspectiva dos estudantes sobre ele mesmo e gestão escolar. A aplicação do questionário ocorreu em uma escola federal, cinco escolas estaduais e uma escola particular, obtendo um total de 146 respostas de estudantes. Os principais resultados foram: em relação à infraestrutura da escola, 82% dos estudantes relataram que as áreas de lazer são “importantes” e “muito importantes”. Sobre o tópico professores, 83% apontaram ser extremamente importante o professor explicar o conteúdo com clareza. Em relação a gestão, 92% dos estudantes concordam que os trabalhadores da limpeza são importantes, seguido dos coordenadores/orientadores com 84%, e diretor com 78%. Também foi obtido muita variação nas respostas quando indicado as formas e métodos utilizados para os alunos estudarem, isso acontece uma vez que cada estudante aprende de forma diferente, sem haver relevância a rede em que ele estuda. Logo, a pesquisa ajudou a compreender que tudo presente na escola e fora dela interfere no aprendizado dos estudantes. Além disso, os dados obtidos podem ser usados para refletir sobre as instituições de ensino.