Revista Técnico-Científica do IFSC https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/rtc <p style="text-align: justify; line-height: 200%;">A Revista RTC é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.</p> <p style="text-align: justify; line-height: 200%;"><strong>ISSN ELETRÔNICO - 2316-8382</strong></p> pt-BR <p><strong>Declaração de direito autoral</strong></p><p>O documento cede os direitos patrimoniais ao selo Publicações IFSC, logo, a declaração deverá ser preenchida e assinada por todos o(s) autor(es) do artigo.</p><p><a href="https://tinyurl.com/ny4r7vte"><strong><span>Clique aqui para ver o Modelo de Declaração de Direito Autoral</span></strong></a></p> publicacoes@ifsc.edu.br (Soraya Araujo Uchoa Cavalcanti) publicacoes@ifsc.edu.br (System Administrator) Mon, 27 May 2024 17:55:03 +0000 OJS 3.3.0.8 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Disparidade de gênero na ciência https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/rtc/article/view/3754 <p>A definição de ciência inclui o conhecimento sistematizado como campo de estudo, frequentemente associado às instituições de ensino. Historicamente, as mulheres foram excluídas desses espaços, com inserções limitadas e tardias. Apesar dos avanços na formação acadêmica das mulheres, há dificuldades em alcançar reconhecimento e posições de prestígio. Portanto, o Dossiê Temático “Mulheres na Ciência” apresenta artigos científicos que tem como finalidade a reflexão sobre a atuação feminina na ciência e inspirar iniciativas que promovam maior inclusão feminina em ambientes predominantemente masculinos.</p> <p>DOI: <a href="https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/rtc/article/view/3754/version/4791">https://doi.org/10.35700/2316-8382.2024.v2n15.3754 </a></p> Charlene da Silva Copyright (c) 2024 Revista Técnico-Científica do IFSC https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/rtc/article/view/3754 Fri, 21 Jun 2024 00:00:00 +0000 INSERIDAS NA CIÊNCIA NÓS MUDAMOS O MUNDO https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/rtc/article/view/3602 <p class="LO-normal" style="text-align: justify; line-height: 145%; margin: 12.3pt 5.65pt 6.0pt 5.75pt;"><span style="color: black;">O artigo relata a experiência do projeto realizado em parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Ceará e a do </span>Piauí<span style="color: black;">. O projeto tinha como objetivo promover a aproximação de meninas estudantes de escolas públicas com pesquisadoras e outros profissionais da Fiocruz, com vistas a compreender o cotidiano da pesquisa nas diversas áreas existentes na instituição. O projeto foi finalizado com um intercâmbio de vivências recebendo estudantes do Piauí e promovendo </span>diálogo<span style="color: black;"> sobre as várias formas de fazer ciência. O artigo inclui ainda os depoimentos de estudantes que participaram do Projeto Mulheres e Meninas na Ciência 2022, como Maria Júlia Pereira dos Santos, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e de Maria Luisa Pires da Silva, bolsista Pibic ligada a Universidade Federal do Piaui na Fiocruz </span>Piauí.<span style="color: black;"> Os relatos destacam como essa vivência impactou a vida pessoal e acadêmica de cada uma, com detalhes de atividades realizadas e das discussões acerca da participação da mulher no cenário científico atual.</span></p> <p class="LO-normal" style="text-align: justify; line-height: 145%; margin: 12.3pt 5.65pt 6.0pt 5.75pt;"><span style="color: black;"><strong>DOI</strong>: <a href="https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/rtc/article/view/3602/version/4639">https://doi.org/10.35700/2316-8382.2024.v2n15.3602</a></span></p> Elaine Nascimento, Liana Ibiapina, Luciana Lindenmeyer, Luciana Alleluia, Maria Julia dos Santos, Maria Luisa Pires da Silva Copyright (c) 2024 Revista Técnico-Científica do IFSC https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/rtc/article/view/3602 Mon, 03 Jun 2024 00:00:00 +0000 ASSÉDIO ÀS MULHERES EM CONTEXTO DE TRABALHO https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/rtc/article/view/3569 <p>Considerando que a representatividade é uma forma de enriquecer debates sociais, neste artigo analisamos a série dramática The Morning Show (2019), que apresenta casos de assédio sexual no ambiente de trabalho. O objetivo geral desta pesquisa é exemplificar a representação dos casos de assédio em personagens mulheres na série. Os objetivos específicos são caracterizar esses casos, debater teoricamente e mostrar sua repercussão com a ajuda dos movimentos virtuais como o #metoo. Este estudo é qualitativo, de caráter exploratório e seu método foi o estudo de caso. Os autores que embasam nossas observações são Andrade e Assis (2018) e Oliveira (2011). Como resultados, trouxemos cenas da série que contêm a representação dos impactos das denúncias de assédio contra a mulher, da relativização do machismo em contexto de trabalho e da relevância da mídia e sua forma de abordagem do tema.</p> <p><strong>DOI:</strong> <a href="https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/rtc/article/view/3569/version/4606" data-sheets-formula-bar-text-link="https://doi.org/10.35700/2316-8382.2024.v2n15.3602" data-sheets-formula-bar-text-style="font-size:13px;color:#1155cc;font-weight:normal;text-decoration:underline;font-family:''Arial'';font-style:normal;text-decoration-skip-ink:none;">https://doi.org/10.35700/2316-8382.2024.v2n15.3602</a></p> Nicole do Nascimento, Saionara Figueiredo Copyright (c) 2024 Revista Técnico-Científica do IFSC https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/rtc/article/view/3569 Mon, 27 May 2024 00:00:00 +0000 PROJETOS DE VIDA DA MULHER CIENTISTA https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/rtc/article/view/3585 <p>O presente artigo debate duas obras de ficção científica, o conto “Revés Alquímico” do livro “Fábulas do Tempo e da Eternidade” e o filme “Gravidade”. Em contextos distintos, as obras retratam histórias de mulheres cientistas, e a partir delas foram desenvolvidas atividades com jovens de um espaço de educação não formal para debater os projetos de vida dessas personagens. Considerando as pedagogias culturais exercidas pela mídia, e a partir de uma abordagem crítica, o enfoque principal foi problematizar as frequentes expectativas em relação aos projetos de vida das mulheres, que muitas vezes se limitam à esfera do cuidado. A partir das atividades desenvolvidas, foi possível observar o quanto essa visão ainda é presente no discurso dos jovens em questão, demonstrando a necessidade de representações diversas de mulheres cientistas na mídia e do potencial desses produtos para despertar discussões fundamentais, como é o caso das relações de igualdade de gênero na sociedade. </p> <p><span data-sheets-formula-bar-text-style="font-size:13px;color:#000000;font-weight:normal;text-decoration:none;font-family:'Arial';font-style:normal;text-decoration-skip-ink:none;"><strong>DOI:</strong> <a href="https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/rtc/article/view/3585/version/4622" data-sheets-formula-bar-text-link="https://doi.org/10.35700/2316-8382.2024.v2n15.3585" data-sheets-formula-bar-text-style="font-size:13px;color:#1155cc;font-weight:normal;text-decoration:underline;font-family:''Arial'';font-style:normal;text-decoration-skip-ink:none;">https://doi.org/10.35700/2316-8382.2024.v2n15.3585</a></span></p> Livia Delgado Leandro da Cruz, Thaís Saboya Teixeira, Emerson Ferreira Gomes, Luís Paulo de Carvalho Piassi Copyright (c) 2024 Revista Técnico-Científica do IFSC https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/rtc/article/view/3585 Mon, 27 May 2024 00:00:00 +0000