PROJETO INTEGRADOR: DA LATA TRANSFORMADA EM ANTENA AO CONHECIMENTO DE TRANSMISSÃO DE SOM E IMAGENS.

Autores

  • Sandro Milbratz IFSC - Campus Jaraguá do Sul

Palavras-chave:

Projeto Integrador. Interdisciplinaridade. Antena wireless. Educação Ambiental. Ensino Médio.

Resumo

Esse artigo tem por objetivo relatar a prática do ensino interdisciplinar dos conteúdos, a partir do que foi realizado na unidade curricular Projeto Integrador do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física. Tal projeto apresenta em sua concepção, os seguintes objetivos: possibilitar a construção por parte do aluno de uma antena wireless, integrar os estudantes ao projeto de forma interdisciplinar através de fatos históricos sobre o surgimento das redes sem fi o, estudar o relevo para verifi car sua interferência na propagação das ondas eletromagnéticas e comprovar através da teoria e prática o cálculo do comprimento de onda. A pesquisa foi realizada com 34 alunos do ensino médio. Utilizou-se de metodologias diversas, tais como: a abordagem histórica do assunto; dinâmicas para assimilação de conceitos; construção da antena wireless na prática; relatório para analisar o entendimento da proposta ambiental do projeto; avaliação da aprendizagem; questionário estruturado fechado contendo perguntas sobre a aplicação, o entendimento do projeto, aprendizado adquirido e a maneira com que se conduziram as aulas. Entre os principais resultados do projeto, estão: a aceitação do projeto através da participação e envolvimento dos alunos, o aprendizado e assimilação verifi cados na avaliação e questionário aplicados, aprovação da avaliação executada; a interdisciplinaridade presente no processo. Com tudo isso, é possível afi rmar que o ensino e a abordagem interdisciplinar fornecem resultados incríveis, a citar, entendimento e participação na aula mais ativamente por parte do aluno.

Biografia do Autor

Sandro Milbratz, IFSC - Campus Jaraguá do Sul

Atualmente é bolsista de iniciação à docência - EEB Prof José Duarte Magalhães e professor de física - EEM Abdon Batista. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, ótica, interdisciplinaridade, projeto integrador e método por experimentos. Cursando o 8º módulo de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física no IFSC - Campus Jaraguá do Sul. Representante dos discentes (2011-2013) no Colegiado do Campus do IFSC/JS.

Downloads

Publicado

2013-02-25

Edição

Seção

ARTIGOS