https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/issue/feed Caminho Aberto: revista de extensão do IFSC 2025-02-18T14:10:12+00:00 Fabrício Spricigo caminhoaberto@ifsc.edu.br Open Journal Systems <p>A Revista Caminho Aberto está vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas do IFSC. É<span data-sheets-value="{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:&quot;A revista Caminho Aberto é uma publicação interdisciplinar voltada à comunicação científica com foco em projetos e ações de extensão. De fluxo contínuo, compreende a extensão como um processo educativo e um instrumento de articulação das instituições de ensino com os diversos atores da sociedade. Por meio de artigos científicos e relatos de experiência inéditos, a revista Caminho Aberto abre espaço para a socialização dos resultados de projetos e ações relacionados com o mundo do trabalho em articulação com os diversos segmentos sociais.&quot;}" data-sheets-userformat="{&quot;2&quot;:15297,&quot;3&quot;:{&quot;1&quot;:0},&quot;9&quot;:0,&quot;10&quot;:1,&quot;11&quot;:4,&quot;12&quot;:0,&quot;14&quot;:{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:0},&quot;15&quot;:&quot;Arial&quot;,&quot;16&quot;:14}"> uma publicação interdisciplinar voltada à comunicação científica com foco em projetos e ações de extensão. De fluxo contínuo, compreende a extensão como um processo educativo e um instrumento de articulação das instituições de ensino com os diversos atores da sociedade. </span></p> <p><span data-sheets-value="{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:&quot;A revista Caminho Aberto é uma publicação interdisciplinar voltada à comunicação científica com foco em projetos e ações de extensão. De fluxo contínuo, compreende a extensão como um processo educativo e um instrumento de articulação das instituições de ensino com os diversos atores da sociedade. Por meio de artigos científicos e relatos de experiência inéditos, a revista Caminho Aberto abre espaço para a socialização dos resultados de projetos e ações relacionados com o mundo do trabalho em articulação com os diversos segmentos sociais.&quot;}" data-sheets-userformat="{&quot;2&quot;:15297,&quot;3&quot;:{&quot;1&quot;:0},&quot;9&quot;:0,&quot;10&quot;:1,&quot;11&quot;:4,&quot;12&quot;:0,&quot;14&quot;:{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:0},&quot;15&quot;:&quot;Arial&quot;,&quot;16&quot;:14}">Por meio de artigos científicos e relatos de experiência inéditos, a revista Caminho Aberto abre espaço para a socialização dos resultados de projetos e ações relacionados com o mundo do trabalho em articulação com os diversos segmentos sociais.</span></p> <p><strong>ISSN ELETRÔNICO 2359-0599</strong></p> <p> </p> https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/article/view/3693 Etnomodelos da cultura gaúcha e a iniciação científica para Feiras de Ciências 2024-09-30T21:00:20+00:00 Angela Maria Hartmann angelahartmann@unipampa.edu.br Jeruza Quintana Petrarca De Freitas jeruza.quintana@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">As práticas e os artefatos produzidos por determinada cultura são denominados etnomodelos quando as representações desenvolvidas e compartilhadas pelos membros do grupo cultural são consistentes com o conhecimento científico. Nesse aspecto, a cultura gaúcha é rica em práticas e artefatos que podem ser objeto de estudo de natureza científica e educacional. Relatam-se neste artigo as atividades realizadas em um curso de extensão denominado Etno’s Pampa que teve por objetivo promover o desenvolvimento de competências de iniciação científica em estudantes e professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de oito municípios do Rio Grande do Sul. Os participantes desenvolveram projetos de pesquisa inspirados em etnomodelos da cultura gaúcha para serem apresentados em Feiras de Ciências. Ao avaliarem o curso, os participantes salientaram o desenvolvimento de habilidades investigativas e sua contribuição para o aprimoramento da capacidade de percepção e valorização do contexto cultural gaúcho.</span></p> 2025-02-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/article/view/3819 Horta Escolar na integração de saberes para estudantes do ensino médio técnico no Distrito Federal 2024-12-12T11:59:22+00:00 Sharon Schilling Landgraf sharon.schlup@ifb.edu.br Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos sylkarla@gmail.com Analine Ines de Carvalho Santos analine.santos@ifb.edu.br Paula Renata Cairo do Rego paula.rego@ifb.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">O tema central do projeto</span> <span style="font-weight: 400;">é Sustentabilidade, sendo o objetivo principal o plantio e o cuidado de plantas na horta de uma instituição pública do Distrito Federal, com a meta de colher e produzir recursos e cultivar hábitos sustentáveis, individuais e coletivos, para dentro e para além dos muros da instituição. Foram envolvidos 25 estudantes do terceiro ano do ensino médio técnico e incentivados, por meio da abordagem STEAM - acrônimo em inglês para ‘Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática’ - e da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), a resolver desafios e questões relacionadas ao tema do projeto. Ao longo do estudo, foram construídos alguns produtos e hábitos: 1) implantação de canteiros de plantas medicinais, aromáticas e outras plantas de interesse da comunidade, além de um pequeno viveiro de mudas; 2) prática integrada com dispositivos eletroeletrônicos a partir de um kit de robótica; 3) conexão com a temática sustentabilidade e mudanças climáticas, mediante visitas técnicas e oficinas sobre compostagem, lixo zero e reciclagem; 4) elaboração de produtos naturais com as plantas cultivadas, como velas aromáticas, xarope, repelente, sabonete e perfume; 5) criação de papel reciclado a partir do descarte da própria instituição, para confecção de cadernos de artista e embalagens recicláveis; 6) confecção de diários de bordo/cadernos de artista; e 7) construção da ‘árvore dos sentimentos’, onde os estudantes expressaram seus sentimentos por meio de folhas feitas manualmente. Portanto, por meio de ações práticas e interdisciplinares, o estudo incentivou a conscientização ambiental e a adoção de práticas ecologicamente corretas. </span></p> 2025-02-24T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/article/view/3805 Empreendedorismo Feminino: Inovação e Tecnologia como forma de Inclusão 2024-10-10T23:59:14+00:00 Gabriele Karine dos Santos karinnegabriele@gmail.com Fabiane Veras Klein de Aquino fabiane.veras@cabo.ifpe.edu.br Marcella Brito Galvão Marcella.brito@cabo.ifpe.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">O projeto “Empreendedorismo Feminino: Inovação e Tecnologia como Forma de Inclusão" analisa os desafios enfrentados pelas mulheres no Brasil no campo do empreendedorismo, com foco no município do Cabo de Santo Agostinho-PE. O objetivo central deste artigo é relatar os principais resultados oriundos da experiência das autoras na condução do projeto supracitado, utilizando a metodologia descritiva para fornecer uma visão detalhada das ações. Buscou-se incentivar o empreendedorismo feminino por meio do desenvolvimento de negócios, promovendo igualdade, independência e inclusão, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 e 10. O projeto foi conduzido seguindo algumas etapas, iniciando com a busca de parcerias com organizações não governamentais (ONGs) e associações para capacitar mulheres em temas como marketing digital, gestão de negócios e economia circular. Os encontros incluíram capacitações abrangentes e acompanhamentos periódicos das mulheres. Os resultados mostram um aumento no engajamento e desenvolvimento de habilidades empreendedoras entre as participantes, evidenciando a importância de iniciativas que promovam a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. Um dos desafios enfrentados pelo projeto foi a falta de equipamentos específicos para transformação de materiais, e para contornar essa limitação, pretende-se buscar financiamento como perspectivas futuras, garantindo melhores condições para a continuidade e expansão das atividades. O impacto positivo do projeto reflete-se nos depoimentos das participantes, destacando a importância do projeto na promoção da igualdade de gênero e no empoderamento das mulheres empreendedoras, além do estabelecimento de uma rede de apoio e capacitação contínua.</span></p> 2025-02-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/article/view/3848 O conhecimento extensionista que transforma 2025-02-18T14:10:12+00:00 Fabricio Spricigo fabricio.spricigo@ifsc.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">Com entusiasmo, apresentamos a edição de 2025 da Revista Caminho Aberto, uma publicação que se consolida como espaço de diálogo e reflexão sobre a inserção da extensão no mundo contemporâneo.&nbsp;</span><span style="font-weight: 400;">Inspirados na pedagogia freireana, reafirmamos que o conhecimento não é um ato de mera transmissão de informações, mas um processo dinâmico de construção conjunta. Nesse sentido, a extensão precisa ser um espaço de encontro entre sujeitos, onde o diálogo e a reflexão crítica são os agentes para a mudança e transformação social. </span><span style="font-weight: 400;">Nesse processo, a extensão que almejamos na Caminho Aberto perpassa o agir em conjunto no mundo para transformá-lo, em contraposição à ação extensionista que busca se impor de fora para dentro. Ao assumir tal posicionamento, entendemos que, nas relações que estabelece com o mundo, o ser humano acaba marcado pelos resultados de sua própria ação. “Atuando, transforma; transformando, cria uma realidade que, por sua vez, ‘envolvendo-o’, condiciona sua forma de atuar”. (FREIRE, 1983, p. 17). </span><span style="font-weight: 400;">Nesta edição, temos o compromisso de manter um fluxo contínuo de conteúdos em estreita relação com os princípios mencionados. O volume será composto pelas seções de entrevista, editorial, além de trazer relatos de experiência e artigos que evidenciam a importância da extensão para o desenvolvimento das comunidades onde ela se faz presente. Há o compromisso com a publicação de trabalhos inéditos, frutos de pesquisas e projetos de extensão que revelam a riqueza e a diversidade do conhecimento produzido nas instituições de ensino do país.</span></p> 2025-02-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025