Saúde e trabalho: uma pesquisa ação com recicladores de Joinville, Santa Catarina, Brasil.

Autores

  • Luciana Maria Mazon Instituto Federal de Santa Catarina
  • Edilmar Theodoro Rosa
  • Karoline Souza de Mendonça IFSC
  • Gabriel Haack IFSC

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca202001242-512656

Palavras-chave:

Saúde, Educação, Reciclagem.

Resumo

A reciclagem vem ocupando espaço nos debates nacionais e internacionais pelo importante papel social e ambiental que desempenha. Este estudo teve como objetivos identificar as necessidades relacionadas à saúde e trabalho dos recicladores de resíduos sólidos de uma cooperativa e desenvolver ações de educação em saúde direcionadas a estes trabalhadores. Tratou-se de uma pesquisa-ação, fruto de um projeto integrador, realizado com 16 trabalhadores cooperados a uma associação de recicladores da região norte de Santa Catarina, Brasil. O método foi composto por quatro fases: contextualização, planejamento das ações, ações e avaliação. O estudo evidenciou que a reciclagem ainda é desenvolvida por pessoas em situação de vulnerabilidade e com baixo nível de escolaridade. No entanto, esta profissão tem um grande significado aos trabalhadores que a desempenham, pois representa sua principal fonte de renda econômica, além disso, os trabalhadores reconhecem seu importante papel no ciclo produtivo da sociedade. As oficinas desenvolvidas com os recicladores relacionadas ao tema saúde e trabalho, possibilitaram orientar para o autocuidado e para a prevenção de agravos a saúde.

DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2020.ano7n12.p42-51.2656

Biografia do Autor

Luciana Maria Mazon, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora em Saúde Coletiva, Mestre em Desenvolvimento Regional, especialista em gestão pública em saúde. Docente efetiva do IFSC.

Edilmar Theodoro Rosa

estudante do Curso Técnico de Enfermagem, Instituto Federal de Santa Catarina, Joinville.

Karoline Souza de Mendonça, IFSC

Graduada em Ciências Biológicas e estudante do Curso Técnico de Enfermagem, Instituto Federal de Santa Catarina, Joinville.

Gabriel Haack, IFSC

estudante do Curso Técnico de Enfermagem, Instituto Federal de Santa Catarina, Joinville.

Downloads

Publicado

2020-03-09 — Atualizado em 2021-10-08

Versões

Como Citar

Mazon, L. M., Rosa, E. T., Mendonça, K. S. de, & Haack, G. (2021). Saúde e trabalho: uma pesquisa ação com recicladores de Joinville, Santa Catarina, Brasil. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (12), 42–51. https://doi.org/10.35700/ca202001242-512656 (Original work published 9º de março de 2020)

Edição

Seção

Artigos