Ensino e extensão no Bacharelado de Ciência e Tecnologia da UFERSA: análise da exposição de fotografias sobre temas transversais e percepção dos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca202001216-252595

Palavras-chave:

Transversalidade. Formação crítica. Exposição fotográfica.

Resumo

A ação de extensão “exposição de fotografias sobre temas transversais” foi realizada como parte do projeto desenvolvido no Programa de Ações de Apoio à Melhoria do Ensino de Graduação, na UFERSA, Câmpus Mossoró-RN. Esse artigo tem por objetivo descrever o diagnóstico realizado com os estudantes e refletir sobre a exposição dos temas por meio de fotografias. O projeto de ensino e a ação de extensão contribuíram com a inclusão dos temas transversais na formação dos estudantes e na comunidade.

DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2020.ano7n12.p16-25.2595

Biografia do Autor

Alan Martins de Oliveira, Professor Associado do Departamento de Engenharia e Ciências Ambientais – DECAM da Universidade Federal Rural do Semi-árido – UFERSA

Doutor em Agronomia: Fitotecnia (2005/2008 - Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA); Mestre em Agronomia: Fitotecnia (1997/1999 - Escola Superior de Agricultura de Mossoró - ESAM / UFERSA) e Graduado em Agronomia (1990/1995 - ESAM / UFERSA). Professor Associado com Dedicação Exclusiva na UFERSA / Centro de Engenharias / Departamento de Engenharia e Ciências Ambientais. Professor Permanente do Programa do Pós-graduação stricto sensu em Cognição, Tecnologia e Instituições - PPGCTI/UFERSA. Avaliador de cursos de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). Membro dos grupos de pesquisa (CNPq): Estudos Agroecológicos para o semi-árido do Rio Grande do Norte e Engenharia e Ciência Ambiental.

Jacqueline Cunha de Vasconcelos Martins, Ma., Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas – DCH da UFERSA

Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Semí-Árido - UFERSA. Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará - DDMA-PRODEMA-UFC Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - PRODEMA-UERN. Especialista em Filosofia (UERN). Graduada em Ciências Sociais - Licenciatura Plena (UERN). Experiência nas áreas de: Sociologia (e Sociologias aplicadas), Desenvolvimento e Meio Ambiente, Filosofia, Metodologia Científica.

Kananda Suélen Leite Ferreira, UFERSA - Departamento de Ciências Ambientais.

Bacharela em Ciência e Tecnologia e Bacharela em Engenharia Civil, UFERSA

Francisco Estevão Damasceno Filho, UFERSA - Departamento de Ciências Ambientais.

Bacharel em Ciência e Tecnologia e Bacharel em Engenharia Civil, UFERSA

Downloads

Publicado

2020-03-09 — Atualizado em 2021-10-08

Versões

Como Citar

Oliveira, A. M. de, Martins, J. C. de V., Ferreira, K. S. L., & Damasceno Filho, F. E. (2021). Ensino e extensão no Bacharelado de Ciência e Tecnologia da UFERSA: análise da exposição de fotografias sobre temas transversais e percepção dos estudantes. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (12), 16–25. https://doi.org/10.35700/ca202001216-252595 (Original work published 9º de março de 2020)

Edição

Seção

Artigos