Reitora
Maria Clara Kaschny Schneider
Diretora Executiva
Silvana Rosa Lisboa de Sá
Pró-Reitora de Administração
Aline Heinz Belo
Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional
Andrei Zwetsch Cavalheiro
Pró-Reitor de Ensino
Luiz Otávio Cabral
Pró-Reitor de Extensão e Relações Externas
André Dala Possa
Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
Clodoaldo Machado
Diretor de Extensão
Tomé de Padua Frutuoso
Coordenadora de Desenvolvimento da Extensão
Karla Ferreira Knierim
Coordenador de Divulgação da Extensão
Douglas Paulesky Juliani
Assessor da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas
Leo Serpa
Todos os artigos desta publicação são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre o seu conteúdo à Revista Caminho Aberto ou ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.
Caminho Aberto: Revista de Extensão do IFSC.
Florianópolis, no 8, julho de 2018
Publicação da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas do Instituto Federal de Santa Catarina.
Editores Gerais
Douglas Juliani, IFSC - Centro de Referência em Formação e EaD
Editor Assistente
Marcus Vinícius Silva Gelsleuster
Conselho Editorial
Altemir João Secco, IFAL - Instituto Federal de Alagoas Angelica Conceição Dias Miranda, FURG - Fundação Universidade Federal do Rio Grande Golberi de Salvador Ferreira, IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina
Ionete de Magalhães Souza, UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros Jane Lucia Santos, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Jane Marcia Mazzarino, UNIVATES - Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior Jordan Juliani, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina Josina Maria Pontes Ribeiro de Alcântara, IFAC - Instituto Federal do Acre Kyldes Batista Vicente, UNITINS - Fundação Universidade do Tocantins Manoel José Porto Júnior, IFSUL - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Marcelo de Souza Nogueira, CEFETRJ - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Maria das Neves Magalhães Pinheiro, UERR - Universidade Estadual de Roraima Paula Borges Bastos, IFF - Instituto Federal Fluminense Rosane Rosa, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria
Tatiana Emilia Dias Gomes, UNEB - Universidade do Estado da Bahia Teresinha Heck Weiller, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Vera Lucia Spacil Raddatz, UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS
Editores de Seção
Ana Paula Kuczmynda da Silveira, IFSC - Câmpus Gaspar Cherilo Dalbosco, IFSC - Câmpus São Miguel do Oeste
Douglas Juliani, IFSC - Centro de Referência em Formação e EaD Glauco José Ribeiro Borges, IFSC - Reitoria Jeferson Vieira, IFSC - Câmpus São José
Juliana Rosa Carrijo Mauad, UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados Liziane Martins, UNEB - Universidade do Estado da Bahia
Marcos de Lucca Moreira Gomes, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria Vanessa Oechsler, IFSC - Câmpus Gaspar Walter Widmer, IFSC - Câmpus Florianópolis
Projeto Gráfico e Diagramação
Glauco José Ribeiro Borges, IFSC - Reitoria
Editores / Revisores de Texto
Alcione Alves Hulse, IFSC - Reitoria Ana Paula Lückman, IFSC - Reitoria Crislaine Gruber, IFSC - Câmpus Gaspar
Jucelio Kullmann de Medeiros, IFSC - Câmpus Florianópolis-Continente Karina Amorim Knabben, autônoma
Liziane Martins, Uneb - Universidade do Estado da Bahia Mara Luiza Machado Idalencio Abatti, autônoma
Monique Bione Silva, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina Paula Clarice Santos Grazziotin de Jesus, IFSC - Câmpus Gaspar Priscylla Alves Campos Steffen, UFBA - Universidade Federal da Bahia Rosane Schenkel de Aquino, IFSC - Câmpus Lages Simone Coelho Sell, IFSC - Câmpus São José Tânia Neves Barth, Senai
Tiago Savi Mondo, IFSC - Câmpus Garopaba Wellington Marques Rangel, IFSC - Câmpus Jaraguá do Sul

A Caminho Aberto segue firme no desafio de abrir um espaço qualificado para o compartilhamento dos resultados de experiências extensionistas. Trata-se de uma grande responsabilidade receber trabalhos de autores filiados a instituições educacionais de todo o território nacional e internacional. Nosso corpo editorial tem acompanhado cuidadosamente cada submissão a nós confiada no intuito de oferecer o melhor conteúdo aos leitores.
Carregadodepráticas inspiradoras, este número da Caminho Aberto conta com seis artigos e oito relatos de projetos, cursos e eventos que abrangem as oito áreas temáticas da Extensão. Estruturamos uma coletânea de atividades para todos os gostos.
Conheça temas distintos como oficina sobre reutilização de óleo de cozinha, capacitação em boas práticas administrativas para uma fábrica, cursos sobre construção de artigos científicos, projeto de interação com a cultura hip hop, formação continuada de professores, projeto de prevenção de saúde nas escolas, ação para despertar o empreendedorismo, dentre outras atividades que têm impactado positivamente os extensionistas, comunidade beneficiada e demais envolvidos. Quanta coisa boa para aprender e aproveitar em nosso contexto, não é mesmo? Espero que você possa explorar essas experiências e sentir-se inspirado para melhorar as suas.
Tivemos o prazer de entrevistar a professora Marcela Ramos, da Universidade Federal do ABC, onde recentemente foi Pró-Reitora de Pesquisa. Tratamos sobre as experiências de indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão focalizando a função da Extensão na constituição dessa tríade. Somos muito gratos pela colaboração da professora Marcela, que contribuiu imensamente ao compartilhar sua expertise, especialmente por ter estado à frente de uma das instituições referência em Extensão.
Queremos destacar, ainda, o expressivo interesse na versão eletrônica da Caminho Aberto, já que nosso site apresenta em média 800 acessos por mês, totalizando 9 mil visualizações de página mensais. Os usuários ficam em média 6 minutos no site e alguns dos visitantes são de outros países como Portugal, Inglaterra e Espanha.
Prosseguimos desenvolvendo uma série de ações estratégicas para melhorias na Caminho Aberto. Ao longo de 2018, as principais metas estão direcionadas à ampliação da indexação nas bases de dados, aprimoramento e sistematização dos metadados para facilitar a localização dos conteúdos e cadastro no Google Scholar, dentre outras ações.
Tenham todos uma instigante leitura!
Forte abraço,
Douglas Juliani - Editor
Categorias de trabalhos a serem publicados
Artigos apresentam os resultados de atividades de extensão resultantes de pesquisas e contêm, necessariamente, fundamentação teórica, procedimentos metodológicos e resultados alcançados. Já os relatos de experiência descrevem e/ou discutem experiências desenvolvidas nas áreas temáticas da extensão e são compostos por resumo e descrição das atividades desenvolvidas.
A equipe editorial poderá propor Edições Temáticas. Nesse caso, os temas definidos serão previamente anunciados.
Idiomas para submissão: português, inglês ou espanhol. Resumo: no idioma do artigo e em inglês Palavras-chave: no idioma do artigo e em inglês
Imagens: os artigos devem conter no mínimo três ilustrações de boa qualidade com no mínimo 300 dpi.
Formatação dos textos:
Artigos:
20 mil a 35 mil caracteres com espaços (aproximadamente de 7 a 13 páginas em tamanho A4, fonte Times New Roman 12, entrelinha 1,5 com margens 2 cm), incluídos título, resumo, abstract, palavras- chave, keywords, texto completo e referências bibliográficas.
Acesse os modelos para artigos em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto
Relatos de Experiência :
5 mil a 10 mil caracteres com espaços (aproximadamente de 2 a 4 páginas em tamanho A4, fonte Times New Roman 12, entrelinha 1,5 com margens 2 cm), incluídos título, resumo, abstract, palavras-chave, keywords, texto completo e referências bibliográficas.
Acesse os modelos para relatos de experiência em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. O trabalho refere-se a uma atividade de extensão conforme as diretrizes estabelecidas na Resolução Consup nº 61, de 12 de dezembro de 2016.
Todos os textos enviados como colaboração à Caminho Aberto devem ser encaminhados eletronicamente pelo sistema de submissão.
Os artigos devem ser originais e inéditos. E não podem estar em avaliação em outros períodicos concomitantemente. É considerado inédito o texto que ainda não foi publicado em outro periódico científico.
As colaborações devem ser anexadas em arquivos eletrônicos formatados de acordo com as presentes normas e modelos descritos no item diretrizes para autores.
São admitidas colaborações em português, inglês e espanhol.
Os trabalhos devem seguir rigorosamente os critérios constantes nas diretrizes para autores no item Formatação dos textos.
Para cada trabalho submetido são exigidas no mínimo 3 imagens ou ilustrações que devem ser encaminhadas em arquivos separados, em formato .jpg, com resolução mínima de 300 dpi, indicando a ordem / numeração conforme legenda no artigo / relato.
Os textos devem seguir as normas brasileiras NBR 6023/2002 (referências), NBR 10520/2002 (citações) e 6023/2003 (artigo em publicação periódica).
Os textos escritos em português devem estar adequados ao Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
A revista recebe colaborações de extensionistas alunos, professores e técnicos administrativos. Para os alunos é obrigatória a autoria compartilhada com professores ou técnicos administrativos que possuam, no mínimo, nível superior completo. São permitidos trabalhos com até 3 coautores além do autor principal.