Doutores Por um Triz: Porque rir é o melhor remédio
DOI:
https://doi.org/10.35700/ca201809%25p2433Palavras-chave:
Doutor-Palhaço, Arte, Saúde, Interdisciplinaridade.Resumo
O Projeto de Extensão “Doutores... Por um Triz”, em atividade desde maio de 2001, é uma iniciativa do grupo de teatro amador Por um Triz, inspirada no trabalho de Hunter Adams, médico que nos anos 60 propõe modificações no tratamento médico. Resultado prático das possibilidades de intervenção da academia na comunidade, o projeto “Doutores... Por um Triz” contempla a necessidade de humanização da medicina em discussão nos ambientes hospitalares e a promoção um tratamento alternativo, a partir da relação estabelecida entre arte/saúde. A humanização se instala como tendência que discute a qualidade das relações humanas e torna-se cada vez uma temática recorrente, visto pelo número crescente de voluntários em hospitais e a quantidade de grupos que se utilizam da máscara do palhaço: mais de 1100 grupos cadastrados no Centro de Estudos Doutores da Alegria.
DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2018.ano5n9.p20-30.2433
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-10-12 (2)
- 2019-01-04 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.

Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.