Relato de experiência do projeto de extensão Corpos em Movimento

Autores

  • Liege Monique Filgueiras da Silva Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Carlos Eduardo Lopes da Silva Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Abraão Lincoln Rosendo Frazão Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca20170782-862231

Palavras-chave:

Corpo. Movimento. Saúde. Lazer.

Resumo

O projeto de extensão “corpos em movimento: por uma vida que se reinventa” prevê de práticas corporais para comunidade do bairro onde está localizado o IFRN-Macau através de diferentes ações: orientação, acompanhamento e avaliação dos participantes, no intuito de fomentar os princípios da cidadania, da inclusão, do lazer, do bem estar e da participação social. De caráter sócio-educacional e teor multicultural envolvendo o IFRN e a comunidade local com faixa etária entre 30 e 60 anos, utilizar-se das técnicas corporais como recurso metodológico no sentido de possibilitar diferentes maneiras de usos do corpo, tais como: caminhada, hidroginástica, jump, dança e ginástica, viabilizando assim, oportunidades de realização de práticas corporais aliadas, ao prazer com o corpo, ao sentir-se bem, ao lazer e a interação social.

DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2017.ano4n7.p82-86.2231

Biografia do Autor

Liege Monique Filgueiras da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Educação Física (2008), especialização em ensino da Educação Física (2009), mestrado em Educação (2011) e doutorado em Educação (2014), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, onde atua como coordenadora de Pesquisa e Inovação no Campus Macau. Coordena o Grupo de Pesquisa Corpo, Esporte e Movimento - GCEM, e participa do Grupo de Pesquisa Estesia - Corpo, Fenomenologia e Movimento. Tem experiência no campo do esporte como atleta e professora, desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão no campo das relações entre corpo, esporte, estética e educação.

Carlos Eduardo Lopes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010), especialista em Gestão Universitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011), graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014), mestrado em Educação Física (2016). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFRN - Campus Macau. VInculado aos Grupos de Pesquisa: Corpo e Cultura de Movimento" (GEPEC/UFRN) e Corpo, Esporte e Movimento; (GCEM/IFRN). Tem interesse em temas envolvendo: educação física; corpo natureza e cultura; educação ambiental; cultura de movimento; práticas corporais; educação física escolar.

Abraão Lincoln Rosendo Frazão, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Educação Artística - Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2003) e especialização em Curso de Especialização em Ensino de Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2004). Atualmente é Professor EBTT Arte Teatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e Professor Metodologia do Ensino da Arte da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Artística.

Downloads

Publicado

2018-03-27 — Atualizado em 2021-10-13

Versões

Como Citar

da Silva, L. M. F., da Silva, C. E. L., & Frazão, A. L. R. (2021). Relato de experiência do projeto de extensão Corpos em Movimento. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (7), 82–86. https://doi.org/10.35700/ca20170782-862231 (Original work published 27º de março de 2018)

Edição

Seção

Relatos de Experiência