Vivendo livros latino-americanos na tríplice fronteira: retrato dos espaços

Autores

  • Edwin Sanabria Ospina Universidade Federal da Integração Latino-americana
  • Mariana Cortez Universidade Federal da Integração Latino-americana
  • Daniel Gordillo Sánchez

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca201503%25p1836

Palavras-chave:

Bibliotecas Escolares, Leitura, Escrita, Fronteira, América Latina

Resumo

Apresentamos, neste artigo, o Projeto de Extensão “Vivendo livros latino-americano na tríplice fronteira”, da UNILA, que tem por objetivo a inserção dos alunos das escolas públicas na cultura literária da América Latina. Realizamos visitas técnicas a escolas selecionadas nos municípios de Foz do Iguaçu (Brasil) e Puerto Iguazú (Argentina). Buscamos entender as práticas pedagógicas de mediação de leitura e escrita, por meio da aplicação de questionário a docente das áreas e também de registros fotográficos que revelam as condições de instalação, do mobiliário e do acervo que compõem o espaço destinado aos livros. No presente artigo analisaremos os registros fotográficos realizados, fundamentados por autores como Petit (2001;2009), Silva (2010), Canclini (2008) e os documentos da UNESCO e IFLA (2000, 2002, 2014).

DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2015.ano2n3.p101-111.1836

Biografia do Autor

Edwin Sanabria Ospina, Universidade Federal da Integração Latino-americana

Aluno de Antropologia da Universidade Federal da Integração Latino-americana

Mariana Cortez, Universidade Federal da Integração Latino-americana

Professora da Universidade Federal da Integração Latino-americana

Daniel Gordillo Sánchez

Aluno de Antropologia da Universidade Federal da Integração Latino-americana

Publicado

2016-02-17 — Atualizado em 2021-10-15

Versões

Como Citar

Ospina, E. S., Cortez, M., & Sánchez, D. G. (2021). Vivendo livros latino-americanos na tríplice fronteira: retrato dos espaços. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (3). https://doi.org/10.35700/ca201503%p1836 (Original work published 17º de fevereiro de 2016)

Edição

Seção

Artigos