EJA em Debate https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA <p style="text-align: justify; line-height: 200%;">Bem-vinda, Bem-vindo! A revista "EJA em Debate" é um periódico científico de publicação eletrônica semestral e objetiva disponibilizar conteúdos relativos à educação de jovens e adultos: EJA e PROEJA.</p> <p style="text-align: justify; line-height: 200%;">A Revista "EJA em Debate" está associada à Comissão Permanente de Integração dos Programas Sociais (CIPS), na Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Santa Catarina.</p> <p style="text-align: justify; line-height: 200%;"><strong>ISSN ELETRÔNICO - 2317-1839 / Qualis: B1</strong></p> pt-BR <p style="text-align: justify; line-height: 200%;">Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista <strong>EJA em debate</strong>, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).</p> ejaemdebate@gmail.com (Coordenação Geral Revista EJA em Debate) ejaemdebate@gmail.com (Coordenação Geral Revista EJA em Debate) Wed, 12 Jul 2023 21:09:42 +0000 OJS 3.3.0.8 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 As práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos: uma revisão de literatura https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/3404 <p><span style="font-weight: 400;">Este estudo apresenta resultados de uma revisão da literatura, que teve como objetivo identificar publicações científicas realizadas sobre a Educação de Jovens e Adultos e suas Práticas Pedagógicas. A realização da revisão da literatura busca contribuir com novos debates sobre o tema pesquisado, compreendendo que estes compõem um contexto histórico e um conhecimento já produzido e acumulado para a construção de novas análises necessárias à compreensão do tema. Como procedimento metodológico, fez-se uma pesquisa qualitativa e exploratória do tipo bibliográfica no sítio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e no Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BTD da CAPES) no período de 2014 a 2017, dada a sua relevância no cenário da pesquisa nacional com produções em nível de mestrado e doutorado. Selecionaram-se os trabalhos por meio dos títulos e em seguida fez-se a leitura dos resumos e das palavras-chave. O resultado desse estudo aponta um número inexpressivo de trabalhos que se dedicam a compreender em alguma medida as práxis na Educação de Jovens e Adultos, o que sinaliza a necessidade de produções acadêmicas para essa modalidade educacional. Entende-se que este tipo de estudo se constitui como um lócus profícuo de conhecimento.</span></p> <p><strong>Palavras-chave:</strong><span style="font-weight: 400;"> Educação de Jovens e Adultos. Revisão de Literatura. Prática Pedagógica.</span></p> <p> </p> Géssica Leal dos Santos Santos, Maricleide Pereira de Lima Mendes Mendes Copyright (c) 2023 EJA em Debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/3404 Wed, 12 Jul 2023 00:00:00 +0000 Aplicação de um jogo para a inserção digital de uma turma de PROEJA do IFSC: análise sob a ótica do estudante https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/3433 <p><span style="font-weight: 400;">O presente trabalho tem como objetivo analisar uma atividade lúdica proposta por meio de um jogo de tabuleiro para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica focada em duas frentes: uma sobre a necessidade do uso da tecnologia na vida cotidiana e no trabalho, e outra sobre o uso de metodologias lúdicas de ensino. Posteriormente, foi elaborado um jogo de tabuleiro contemplando um conjunto de atividades a serem realizadas no computador. Com o apoio de apostilas para o ensino de informática básica, construídas pelos autores, aplicou-se o jogo. Foram adotados, como instrumentos de produção de dados, dois questionários, apresentados aos participantes antes e depois da aplicação do jogo, além da observação da realização das atividades no computador. A análise de dados foi baseada em uma abordagem qualitativa. Analisando-se os resultados obtidos, ficou claro que a dinâmica proposta para esta pesquisa, desenvolvida especificamente para quem não tem familiaridade com a informática, pode ajudar no processo de ensino-aprendizagem.</span></p> <p><strong>Palavras-chave:</strong><span style="font-weight: 400;"> EJA. Jogo. Ensino de Informática.</span></p> Gabriela Andrea Sorel, Michelsch João da Silva, Magali Inês Pessini, Betânia Lopes Balladares, David Matos Milhomens Copyright (c) 2023 EJA em Debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/3433 Wed, 12 Jul 2023 00:00:00 +0000 A efetivação do direito à educação: de jovens, adultos e idosos em tempo de pandemia (Covid-19): uma análise da proposta pedagógica de uma escola pública, Natal, Rio Grande do Norte https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/3408 <p><strong>RESUMO</strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">A pandemia (Covid-19) trouxe grandes mudanças na vida das pessoas, principalmente, na vida educacional dos/as alunos/as da rede pública do país, em especial, da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Diante disso, os/as professores/as do nível I, alfabetização e nível II, sistematização da Escola Municipal José do Patrocínio, Natal, Rio Grande do Norte, elaboraram o projeto pedagógico, intitulado “O ensino remoto na educação de jovens e adultos (EJA): a efetivação do direito à educação e à saúde dos/as alunos/as e professores/as em tempo de Pandemia (Covid-19)”, com o objetivo de efetivar os Direitos Sociais – Direito à Educação dos jovens, adultos e idosos, matriculados na EJA. As atividades desenvolvidas contemplaram: aulas síncronas (remotas), fórum de debates, plantão de dúvidas e atividades avaliativas realizadas por meio das plataformas como </span><em><span style="font-weight: 400;">Google Meet</span></em><span style="font-weight: 400;"> e </span><em><span style="font-weight: 400;">Whatsapp</span></em><span style="font-weight: 400;">. Paralelamente ao projeto pedagógico em comento, realizamos uma pesquisa qualitativa em educação (LUDKE; ANDRÉ, 1995; BOGDAN; BIKLEN, 2012). Os instrumentos de coleta de dados foram: observação participante; gravação das aulas, posteriormente, transcritas; diário de campo; pesquisa documental; e análise de conteúdo. Os resultados desse trabalho foram organizados e apresentados à coordenação pedagógica sob forma de relatório e, posteriormente, em artigo científico, ora apresentado com o objetivo de socializar as análises e conclusões sobre a efetivação do Direito à Educação de jovens, adultos e idosos no período de pandemia (Covid-19). Diante dos resultados, inferimos que o desenvolvimento das atividades pedagógicas desenvolvidas durante o período de pandemia (junho a dezembro/2020) promoveu: a inclusão digital de jovens, adultos e idosos matriculados na EJA, nível I, alfabetização e nível II, sistematização; possibilitou aos alunos/as e professores/as superar desafios de ordem pedagógicas e institucional; construir e reconstruir saberes. Por fim, efetivou o Direito à Educação de jovens, adultos e idosos, já tão desrespeitado ao longo da vida, consequentemente, promoveu a formação social e educacional dos/as alunos/as e professores/as.</span></p> <p><strong>Palavras-chave:</strong><span style="font-weight: 400;"> Educação de Jovens e Adultos. Pandemia/Covid-19. Direito à Educação. Inclusão Digital.</span></p> Luiz Ricardo Ramalho de Almeida Copyright (c) 2023 EJA em Debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/3408 Wed, 12 Jul 2023 00:00:00 +0000 As dificuldades na educação de jovens e adultos (EJA) durante a pandemia de covid-19: adversidades do ensino remoto https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/3437 <p><span style="font-weight: 400;">A transição imediata do ensino presencial para o remoto, imposta pelo isolamento social decorrente da pandemia do vírus SARS-CoV-2, desafiou ainda mais as modalidades de ensino da educação brasileira, em especial a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que exige uma interação, diálogo e troca de experiências entre docente e discentes. A partir dos mais variados desafios, o artigo aborda os efeitos da crise sanitária, na vida dos estudantes trabalhadores, no processo de ensino e na aprendizagem na modalidade EJA na Escola Estadual Deputado Fernando Cláudio Capiberibe Saldanha, em Ponta Porã/MS. Através de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, os resultados evidenciaram que o acesso à tecnologia de informação, o letramento digital e a necessidade do auxílio do professor estão entre os principais desafios. Em Ponta Porã, tanto docentes como discentes deixaram evidente a necessidade da experiência presencial para construção do conhecimento.</span></p> <p><strong>Palavras-chave:</strong><span style="font-weight: 400;"> Educação de Jovens e Adultos. Ensino remoto. Pandemia da Covid-19.</span></p> LUZIANE FERNANDES LIMA DE ALMEIDA, JOÃO BATISTA ALVES DE SOUZA Copyright (c) 2023 EJA em Debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/3437 Wed, 12 Jul 2023 00:00:00 +0000 Inquietações sobre o ensino remoto no contexto do CEEJA https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/3393 <p><span style="font-weight: 400;">O contexto da Pandemia de Covid-19 trouxe mudanças significativas no sistema educacional brasileiro, principalmente no que se refere ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para o ensino remoto. Entende-se que todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem experimentaram inquietações e dificuldades com a apropriação das ferramentas digitais para a educação. No entanto, para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), os problemas enfrentados foram ainda maiores, visto que muitos ainda não utilizavam a internet e seus recursos em seu dia a dia quando se deu o isolamento social. Este ensaio dissertativo propõe discutir, a partir de obras que tratam das especificidades da EJA e uso das TDIC para educação, quais foram as adversidades fomentadas pela exclusão digital desses jovens e adultos e como essas tecnologias podem promover a autonomia na aprendizagem. O novo cenário evidenciou a escassez de recursos e políticas públicas voltadas para aprendizagem efetivamente emancipatória.</span></p> <p><strong>Palavras-chave:</strong><span style="font-weight: 400;"> EJA. Ensino remoto. Exclusão digital. Pandemia.</span></p> <p> </p> Leila Mary Motoki, Eliana Marques Zanata Copyright (c) 2023 EJA em Debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/3393 Wed, 12 Jul 2023 00:00:00 +0000 A educação de jovens e adultos no contexto da educação do campo e a interface com a educação popular: reflexões iniciais https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/3294 <p><span style="font-weight: 400;">O artigo objetiva apresentar algumas reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo e a interlocução com a Educação Popular, respaldado em uma pesquisa de abordagem de cunho qualitativa. As questões analisadas aqui pautam-se, em certa medida, no estudo do tipo da arte, balanço de produção do período de 2012 a 2016, disponível no banco de dados da CAPES, sobre a temática a Educação de Jovens e Adultos no contexto do campo e a interlocução com a Educação Popular. Essa reflexão se fundamentou em Freire (1967; 2010; 2011;2015) Hurtado (2006); Caldart (2000; 2004; 2003), entre outros. As pesquisas apresentam uma significativa contribuição das matrizes epistemológicas e práxis da Educação Popular nas experiências educativas, tanto da educação de Jovens e Adultos quanto da Educação do Campo, no tocante à ação-reflexão de uma educação para a compreensão da realidade e da emancipação dos sujeitos.</span></p> <p><strong>Palavras-chave: </strong><span style="font-weight: 400;">Educação de Jovens e Adultos. Educação do Campo. Educação Popular</span></p> Edineia Natalino da Silva Santos, ROMUALDO DIAS Copyright (c) 2023 EJA em Debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/3294 Wed, 12 Jul 2023 00:00:00 +0000 Entrevista com a Professora Paula Alves Aguiar https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/3587 <p>Trata-se de uma entrevista com uma das idealizadoras e criadoras da revista "EJA em Debate", a Professora Paula Alves Aguiar.</p> Ivelã Pereira Copyright (c) 2023 EJA em Debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/3587 Wed, 12 Jul 2023 00:00:00 +0000 10 anos da revista “EJA em Debate”: uma trajetória de muito trabalho e indubitáveis conquistas https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/3589 <p><span style="font-weight: 400;">Esta edição de número 20, relativa ao segundo semestre de 2022, é bastante especial para nós da revista “EJA em Debate”, porque completamos 10 anos de publicações, uma trajetória repleta de trabalho e algumas conquistas. A nossa imagem de capa (uma mão segurando o resultado de uma colheita de arroz) foi escolhida por nossa equipe como uma metáfora do tempo de colheita que nosso periódico está vivendo, momento sobre o qual falaremos mais detalhadamente neste editorial.</span></p> Ivelã Pereira Copyright (c) 2023 EJA em Debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/3589 Wed, 12 Jul 2023 00:00:00 +0000