https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/issue/feedEJA em Debate2025-05-16T23:50:06+00:00Coordenação Geral Revista EJA em Debateejaemdebate@gmail.comOpen Journal Systems<p style="text-align: justify; line-height: 200%;">Bem-vinda, Bem-vindo! A revista "EJA em Debate" é um periódico científico de publicação eletrônica semestral e objetiva disponibilizar conteúdos relativos à educação de jovens e adultos: EJA e PROEJA.</p> <p style="text-align: justify; line-height: 200%;">A Revista "EJA em Debate" está associada à Comissão Permanente de Integração dos Programas Sociais (CIPS), na Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Santa Catarina.</p> <p style="text-align: justify; line-height: 200%;"><strong>ISSN ELETRÔNICO - 2317-1839 / Qualis: B1</strong></p>https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/3453DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EJA: TERRITORIALIZAÇÃO E CONTEXTO 2024-11-13T20:50:21+00:00Suelen Santos Mauriciosuelensmauricio@hotmail.comRosa Elisabete Militz Wypyczynski Martinsrosamilitzgeo@gmail.comMaynine Souto de Macedoeninyam@hotmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Este artigo pretende propor reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), entendendo-a a partir de uma visão de totalidade enquanto lócus de trabalhadores no contexto do neoliberalismo econômico do século XXI. Para isso, realizamos uma pesquisa documental nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA (2000) com vistas à análise textual do mesmo em consonância com artigos e obras de autores filiados ao materialismo histórico e dialético que vêm estudando políticas educacionais e/ou EJA sob a luz da relação trabalho e educação. O neoliberalismo no contexto brasileiro do século XXI caracteriza-se, entre outros aspectos, pela atribuição de valor de troca aos direitos fundamentais como educação, saúde, moradia, lazer. A educação, em suas diferentes etapas, torna-se mercado promissor, bem como a certificação da escolaridade básica para milhões de trabalhadores como uma condição para o acesso e consumo de cursos superiores comercializados por inúmeras instituições de ensino superior. Os resultados diante dos estudos documentais e bibliográficos indicam que a EJA representa, por um lado, um espaço de formação de trabalhadores preparados para as exigências do mercado de trabalho no estágio do capitalismo mundializado, e significa, além disso, um espaço de retorno à escola para aqueles que tiveram seu direito à escolarização negado. Por outro lado, pode significar um território de luta e resistência, estratégico para a formação do sujeito com consciência de classe.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;"><strong>Palavras-chave:</strong> Educação de Jovens e Adultos. Neoliberalismo. Classe trabalhadora. Diretrizes Curriculares Nacionais. </span></p>2025-05-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 EJA em Debatehttps://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/3518A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O CURRÍCULO2025-04-13T21:58:26+00:00Maria Irilene Alves dos Santosprofa.irilene@gmail.comAna Paula de Medeiros Ribeiroapmedeiros.ufc@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">As práticas desenvolvidas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) são imprescindíveis para o desenvolvimento educacional dessa modalidade que vem paulatinamente conquistando espaço nos últimos anos. O currículo expressa como devem ser tais práticas. Neste estudo, uma pesquisa de revisão teórica, o objetivo é apresentar um recorte teórico da Educação de Jovens e Adultos em seus aspectos legais, bem como o ensino, o currículo e as competências e habilidades que lhe são concernentes. </span></p> <p><strong>Palavras-chave: </strong><span style="font-weight: 400;">Educação de Jovens e Adultos.</span><strong> </strong><span style="font-weight: 400;">Ensino e aprendizagem. Currículo educacional. </span></p>2025-05-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 EJA em Debatehttps://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/3468A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS NO BRASIL: HISTÓRIA, POLÍTICAS E PERSPECTIVAS 2024-11-14T15:44:32+00:00Daiane Ferreiradaiane.ferreira13@outlook.comElaine Corrêa Pereiraelainecorrea@furg.br<p><span style="font-weight: 400;">Fazendo uma pequena digressão histórica sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), tomamos como ponto de partida a educação no Brasil desde o período da colonização com o ensino jesuítico até as legislações do ano de 2020. O nosso intento neste artigo é dialogar teoricamente sobre alguns aspectos históricos, políticos e teóricos da EJA e da formação de professores. Como procedimento metodológico, utilizamos a pesquisa bibliográfica, recorrendo à revisão da literatura atual baseada em Gatti (2021), Ranghetti (2000), Freire, Haddad e Di Pierro (2000), Di Pierro (2010), Paiva (1981), Galvão e Soares (2004), entre outros. Este artigo se encontra estruturado em quatro seções da seguinte forma:</span> <span style="font-weight: 400;">“Dos jesuítas ao período pombalino”, “Do período imperial à república: as mudanças na educação”, “Educação de Jovens e Adultos e a Formação de Professores a partir da primeira LDB”, “A Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores e as mudanças desde a Constituição de 1988”. Por fim, tecemos algumas reflexões e análises sobre as políticas educacionais no campo da EJA e da Formação de professores e professoras vislumbrando algumas perspectivas.</span></p> <p><strong>Palavras-chave:</strong><span style="font-weight: 400;"> Políticas públicas. EJA. Formação de professoras e professores</span></p> <p><br /><br /></p>2025-05-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 EJA em Debatehttps://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/3487PROMOVENDO A INSERÇÃO SOCIAL DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN: UM RELATO DE PESQUISA SOBRE AS REDES DE APOIO PARA JOVENS E ADULTOS EM BARCELONA2025-04-05T03:14:53+00:00Daiane Rodrigues de Almeida daianedo@gmail.comJosé Maria Sanahuja GavaldàJosep.Sanahuja@uab.catRosemari Lorenz Martinsrosel@feevale.br<p><span style="font-weight: 400;">Este relato tem como objetivo apresentar uma experiência de pesquisa qualitativa realizada na Fundação Catalana de Síndrome de Down (FCSD), desenvolvida a partir de uma investigação em formato de cooperação internacional entre as Universidades Feevale (Brasil) e UAB (Catalunha). A Fundação em questão apresenta sua proposta como sendo centrada na melhoria da qualidade de vida de pessoas com Síndrome de Down (SD). No decorrer do estudo, são apresentados os resultados das observações, bem como a maneira como se deu a construção da FCSD. Também são relatadas as estratégias de apoio que são oferecidas pela instituição para os jovens e adultos. Com isso, pretende-se contribuir para que as pessoas adultas com SD e outras Dificuldades Intelectuais (DI) tenham um protagonismo em estudos da área. </span></p> <p><strong>Palavras-chave:</strong><span style="font-weight: 400;"> Inclusão. Síndrome de Down. Vida independente. FCSD.</span></p>2025-05-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 EJA em Debatehttps://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/3568A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO IFRS2025-03-25T19:35:17+00:00Maria Julia Hunning Ehlertmariahunning@gmail.comAline Silva de Bonaaline.bona@osorio.ifrs.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">A Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional (EJA-EPT) é uma modalidade de ensino que busca proporcionar uma nova oportunidade para os estudantes que tiveram uma pausa na sua trajetória escolar de se qualificar para o mercado de trabalho. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), a oferta de cursos nessa modalidade se concretizou com a criação de um projeto institucional que, além da oferta de cursos EJA-EPT, ofereceu capacitação para docentes e contou com uma equipe para pensar a permanência e êxito dos estudantes nos cursos ofertados. Desse modo, este artigo original tem por objetivo geral apresentar indicadores de permanência e êxito construídos a partir da análise do perfil dos estudantes da EJA-EPT no IFRS no ano de 2022. A metodologia da pesquisa consiste em uma análise histórica dos </span><em><span style="font-weight: 400;">campi </span></em><span style="font-weight: 400;">do IFRS que receberam os cursos, seguida da construção fundamentada de um questionário que foi aplicado aos estudantes, para a subsequente análise e tabulação dos dados, permitindo, assim, a criação de indicadores de permanência e êxito a partir dos dados obtidos. Foram construídos indicadores considerando as necessidades dos estudantes, que se caracterizam por serem ações possíveis de serem realizadas nos espaços escolares mobilizando,, considerando, ainda, todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Assim, oportunizar esta modalidade de ensino significa compreender estudantes trabalhadores como protagonistas de suas trajetórias, promovendo, dessa forma, a construção de políticas públicas inclusivas e reiterando o compromisso do IFRS como instituição pública e para todos.</span></p> <p><strong>Palavras-chave</strong><span style="font-weight: 400;">: Permanência e êxito. Educação profissional. Educação de jovens e adultos.</span></p>2025-05-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 EJA em Debatehttps://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/3573ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MATO GROSSO2025-04-29T00:48:45+00:00Maria Celézia Mendes Lealcelezia.leal@unemat.brClaúdia Landin Negreirosclnegreiros@unemat.br<p><span style="font-weight: 400;">Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-graduação </span><em><span style="font-weight: 400;">Stricto Sensu</span></em><span style="font-weight: 400;"> em Ensino de Ciências e Matemática-PPGECM, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT - </span><em><span style="font-weight: 400;">câmpus</span></em> <span style="font-weight: 400;">Barra do Bugres-MT</span><span style="font-weight: 400;">, cujo objetivo foi identificar as principais dificuldades encontradas na prática docente na EJA, no Ensino de Matemática. Os caminhos metodológicos foram contemplados com a abordagem qualitativa, por meio de pesquisa descritiva, em que foi utilizada a entrevista semiestruturada para a produção dos dados e a Análise Interpretativa de Severino (2007) para a compreensão dos relatos de seis professoras que atuaram ou estavam atuando na EJA, em uma escola no interior de Mato Grosso. Na sequência, é disponibilizada a análise dos resultados e, então, as considerações finais. Diante da investigação, constatou-se que todas as docentes que participaram da pesquisa não tiveram, na formação inicial, temáticas relacionadas à EJA, e apontou-se, como as principais dificuldades encontradas no ensino deste componente curricular: a falta de material pedagógico adequado para esta modalidade de ensino; a dificuldade em adequar os objetos do conhecimento à realidade dos discentes; e as diferenças de idade entre os alunos matriculados em uma mesma turma de EJA. Assim sendo, compreende-se que esta modalidade de ensino possui suas peculiaridades e necessidades garantidas em documentos e legislações. Porém, esta investigação levou a perceber que a realidade da EJA se apresenta com escassez de formação inicial e falta de investimentos necessários que tornam consideravelmente dificultoso o trabalho do docente que atua nessa modalidade da Educação Básica. </span></p> <p><strong>Palavras-chave:</strong><span style="font-weight: 400;"> Ensino de Matemática. Educação de Jovens e Adultos. Formação inicial de professores</span><span style="font-weight: 400;">.</span></p>2025-05-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 EJA em Debatehttps://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/3884A EJA como lugar do deslocamento2025-04-28T23:37:50+00:00Ivelã Pereiraivela.pereira@ifsc.edu.br<p>Esta edição contou com o fomento da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), do “Edital de Chamada Pública FAPESC nº 21/2022: Programa de apoio e incentivo à consolidação de periódicos científicos”, o qual nos permitiu efetuar grandes avanços para o aprimoramento de nossa revista, sobretudo no que diz respeito à nova identidade visual, diagramação e aperfeiçoamento de processos, como uma melhoria identificação de plágio, por exemplo. Neste contexto em que passamos por um momento de valorização da nossa revista, a qual foi a primeira no Brasil a focalizar nessa temática tão importante da modalidade educacional voltada para jovens e adultos, traremos algumas reflexões sobre o lugar da EJA em nosso país (e no mundo).</p>2025-05-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 EJA em Debate