https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/issue/feedEJA em Debate2025-12-23T00:00:00+00:00Coordenação Geral Revista EJA em Debateejaemdebate@gmail.comOpen Journal Systems<p style="text-align: justify; line-height: 200%;">Bem-vinda, Bem-vindo! A revista "EJA em Debate" é um periódico científico de publicação eletrônica semestral e objetiva disponibilizar conteúdos relativos à educação de jovens e adultos: EJA e PROEJA.</p> <p style="text-align: justify; line-height: 200%;">A Revista "EJA em Debate" está associada ao CPEJA (Comissão Permanente de Implementação da Política de EJA/EPT) é uma comissão da Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).</p> <p style="text-align: justify; line-height: 200%;"><strong>ISSN ELETRÔNICO - 2317-1839 / Qualis: B1</strong></p>https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/3599Aprendizagens mediadas por TICS:2025-07-16T05:47:46+00:00Alessandra Dultra Mendesdultra76@gmail.comDandala Lopes Correiaeduca.dandaralopes@gmail.com<p><strong>RESUMO</strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">Este texto apresenta o relato de experiências de duas qualificações técnicas, uma delas realizada com onze funcionários de uma indústria localizada na região metropolitana de Salvador (a), e a outra realizada em Salvador com Coletivo de Integração Latino Americana PachaMãe (b). O objetivo deste relato é disseminar práticas que tenham como foco o uso pedagógico de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), a fim de estimular a inovação em situações de ensino e de aprendizagem no período da pandemia da Covid-19, momento em que os formatos de trabalho se tornaram remotos. Várias pesquisas feitas no Brasil (Nascimento </span><em><span style="font-weight: 400;">et al.</span></em><span style="font-weight: 400;">, 2011; Martinazzo </span><em><span style="font-weight: 400;">et al.</span></em><span style="font-weight: 400;">, 2008) e no mundo (Warschauer </span><em><span style="font-weight: 400;">et al.</span></em><span style="font-weight: 400;">, 2012; Buchele, 2009) evidenciam que a construção do conhecimento, quando associada a uma proposta pedagógica, cria um ambiente de aprendizagem móvel. De acordo com Ribeiro e Behar (2012), experiências de implantação da informática na área da educação, principalmente nos sujeitos jovens e adultos, têm mostrado que é possível utilizar o computador para melhorar a aprendizagem. A metodologia utilizada é de natureza aplicada, com característica exploratória e abordagem qualitativa, cuja estratégia de pesquisa é o relato de experiências. O resultado alcançado com o artigo foi a compreensão de que as experiências relatadas demonstraram que as plataformas digitais podem ampliar oportunidades formativas e proporcionar consciência crítica quando articuladas a propostas pedagógicas estruturadas e sensíveis que fortaleçam a autonomia individual e coletiva.</span></p> <p><strong>Palavras-chave: </strong><span style="font-weight: 400;">Educação de jovens e adultos. Qualificações técnicas. Plataformas digitais.</span></p> <p><strong><em>ABSTRACT</em></strong></p> <p><em><span style="font-weight: 400;">This text presents the report of two technical qualifications, one of them carried out with employees of an industry located in the metropolitan region of Salvador (a) and the other one carried out in Salvador with Coletivo de Integração Latino Americana PachaMãe (b). The objective of this report is to disseminate practices that focus on the pedagogical use of Information and Communication Technologies (ICTs), in order to stimulate innovation in teaching and learning situations in the period of the Covid-19 pandemic, where work formats have become remote. Several studies carried out in Brazil (Nascimento et al, 2011), (Martinazzo et al, 2008) and worldwide (Warschauer et al, 2012), (Buchele, 2009) show that the construction of knowledge, when associated with a pedagogical proposal, creates a mobile learning environment. According to Ribeiro and Behar (2012), experiences of implantation of informatics in the area of education, mainly for young and adult students, have shown that it is possible to use the computer to improve learning. The methodology used falls within the qualitative approach. The results indicate that the experiences described demonstrate that digital platforms can expand formative opportunities and foster critical awareness when articulated with structured and responsive pedagogical approaches that strengthen individual and collective autonomy.</span></em></p> <p><strong><em>Keywords:</em></strong><em><span style="font-weight: 400;"> Youth and adult education. Technical qualifications. Digital platforms.</span></em></p> <p> </p> <p><strong><em>RESUMEN</em></strong></p> <p><em><span style="font-weight: 400;">Este texto presenta el relato de experiencia de dos cualificaciones técnicas, una de ellas realizada con empleados de una industria ubicada en la región metropolitana de Salvador (a) y la otra realizada en Salvador con el “Coletivo de Integração Latino Americana PachaMãe” (b). El objetivo de este informe es difundir prácticas que se centren en el uso pedagógico de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC), con el fin de estimular la innovación en situaciones de enseñanza y aprendizaje en el período de la pandemia de Covid-19, donde los formatos de trabajo se han vuelto remotos. En varios estudios realizados en Brasil (Nascimento et al, 2011), (Martinazzo et al, 2008) y en todo el mundo (Warschauer et al, 2012), (Buchele, 2009) muestran que la construcción del conocimiento, cuando se asocia a una propuesta pedagógica, crea un ambiente de aprendizaje móvil. Según Ribeiro y Behar (2012), experiencias de implantación de la informática en el área de la educación, principalmente en sujetos jóvenes y adultos, han demostrado que es posible utilizar la computadora para mejorar el aprendizaje. La metodología utilizada es de naturaleza aplicada, con carácter exploratorio y un enfoque cualitativo, cuya estrategia de investigación es el relato de experiencias. Los resultados alcanzados indican que las experiencias descritas demuestran que las plataformas digitales pueden ampliar las oportunidades formativas y promover la conciencia crítica cuando se articulan con propuestas pedagógicas estructuradas y sensibles que fortalezcan la autonomía individual y colectiva.</span></em></p> <p><strong><em>Palabras-clave:</em></strong><em><span style="font-weight: 400;"> Educación de jóvenes y adultos. Cualificaciones técnicas. Plataformas digitales.</span></em></p> <p><br /><br /></p>2025-12-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 EJA em Debatehttps://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/3669Panorama da EJA:2025-11-23T20:47:55+00:00Nadia Rafaela Pereira de Abreurafaelaabreu.geo@gmail.com<p><strong>RESUMO</strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">A EJA (Educação de Jovens e Adultos) é uma modalidade de ensino que garante a dignidade e ressignifica as metas e objetivos dos estudantes. Nesse contexto, a pesquisa buscou relatar as principais práticas e adequações de ensino para a EJA (Educação de Jovens e adultos). A metodologia baseou-se em observação direta e aplicação de questionários aos professores que trabalham com a EJA no ensino fundamental. Toda a pesquisa foi participativa, e os resultados revelam que os alunos da EJA são, em sua maioria, trabalhadores que buscam melhores oportunidades de emprego. Assim, os principais desafios consistem em adequar um currículo próprio para cada fase da EJA, respeitando os limites dos alunos, sendo que muitos ainda têm limitações básicas (leitura e escrita), tempo de aprendizagem individual e dificuldades próprias do cotidiano de adultos que retornam aos estudos.</span></p> <p><strong>Palavras-chave:</strong><span style="font-weight: 400;"> Educação de Jovens e Adultos. Currículo. Desafios.</span></p> <p><strong><em>ABSTRACT</em></strong></p> <p><em><span style="font-weight: 400;">Adult and Youth Education (EJA) is a teaching modality that guarantees dignity and redefines the goals and objectives of students. This research aimed to report the main teaching practices and adaptations for EJA. The methodology was based on direct observation and the application of questionnaires to teachers working with EJA in elementary education. The approach adopted for this investigation was participatory research. The results revealed that EJA students are mostly workers seeking better job opportunities and that the main challenges are a) adapting a curriculum specific to each phase of EJA, b) respecting the students' limitations, considering many of them still have basic limitations (reading and writing), c) respecting their individual learning pace, and the difficulties inherent in the daily lives of adults returning to their studies.</span></em></p> <p><strong><em>Keywords:</em></strong><em><span style="font-weight: 400;"> Youth and Adult Education. Resume. Challenges.</span></em></p> <p> </p> <p><strong><em>RESUMEN</em></strong></p> <p><em><span style="font-weight: 400;">La EJA (Educación de Jóvenes y Adultos) es una modalidad de enseñanza que garantiza la dignidad y resignifica las metas y objetivos de los estudiantes. La investigación buscó relatar las principales prácticas y adaptaciones de enseñanza para la EJA (Educación de Jóvenes y Adultos). La metodología se basó en observación directa y aplicación de cuestionarios a los profesores que trabajan con la EJA en la educación básica. Toda la investigación fue participativa. Los resultados revelan que los alumnos de la EJA son en su mayoría trabajadores que buscan mejores oportunidades de empleo y que los principales desafíos son adecuar un currículo propio para cada fase de la EJA, respetando los límites de los alumnos, en los cuales muchos aún tienen limitaciones básicas (lectura y escritura), el tiempo de aprendizaje individual y las dificultades propias del día a día de adultos que retornan a los estudios.</span></em></p> <p><strong><em>Palabras clave:</em></strong><em><span style="font-weight: 400;"> Educación de Jóvenes y Adultos. Currículo. Desafíos.</span></em></p> <p> </p>2025-12-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 EJA em Debatehttps://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/3691Colonialidade e politicamente correto:2025-07-13T04:56:19+00:00Letícia de Oliveira dos Santosleticiaoliveira.santos@sou.unifal-mg.edu.br<p><strong>RESUMO</strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo original tem como tema central as relações étnico-raciais nos livros didáticos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo geral é interrogar como tais questões são tratadas em um livro didático de Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Machado/MG. De cunho predominantemente qualitativo, a pesquisa que resultou neste artigo, utilizou-se da pesquisa documental como principal técnica de coleta de informações, tendo como referências teóricas os estudos de Aníbal Quijano sobre colonialidades do saber e do poder e de Silvana Souza Ramos sobre o modo politicamente correto. Como principais resultados, identificou-se que o material didático analisado na pesquisa é parcialmente isento de textos e imagens estereotipadas ou preconceituosas em relação às pessoas negras. Contudo, nota-se, ainda, que a presença do politicamente correto termina por funcionar, no material, como revelador da presença da colonialidade.</span></p> <p><strong>Palavras-chave:</strong><span style="font-weight: 400;"> Educação de Jovens e Adultos (EJA). Relações étnico-raciais. Materiais didáticos. Colonialidade. Politicamente Correto.</span></p> <p><br /><br /></p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">The central theme of this article is ethnic-racial relations present in textbooks for Youth and Adult Education (EJA). The overall aim is to examine how such issues are dealt with in a textbook for the Early Years of Elementary School at a municipal school in Machado/MG. This study, predominantly qualitative in nature, used documentary research as its main information-gathering technique, using both Aníbal Quijano's studies on colonialities of knowledge and power and Silvana Souza Ramos's studies on political correctness as theoretical references. Results show that the didactic material analyzed in the research is partially free of stereotyped or prejudiced texts and images in relation to black people. In addition, the presence of the politically correct ends up revealing the presence of coloniality in the material.</span></p> <p><strong>Keywords:</strong><span style="font-weight: 400;"> Youth and Adult Education (EJA). Ethnic-racial relation. Didatic Material. Coloniality. Politically Correct.</span></p> <p><strong>RESUMEN</strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">Este artículo original aborda las relaciones étnico-raciales en los libros didácticos de la “Educação de Jovens e Adultos” (EJA). El objetivo general es indagar cómo se abordan estas cuestiones en un libro didáctico de los Primeros Años de la Educación Primaria en una escuela municipal de Machado/MG. De naturaleza predominantemente cualitativa, la investigación que resultó en este artículo se basó principalmente en la pesquisa documental como técnica principal de recopilación de información, utilizando como referencias teóricas los estudios de Aníbal Quijano sobre las colonialidades del saber y del poder, y de Silvana Souza Ramos sobre el modo políticamente correcto. Como resultados destacados, se identifica que el material didáctico analizado en la investigación carece en su mayoría de textos e imágenes estereotipadas o prejuiciosas en relación a las personas negras. Sin embargo, se observa también que la presencia de lo políticamente correcto no solo cumple una función, sino que también funciona como un revelador de la presencia colonial en dicho material. </span></p> <p><strong>Palabras clave:</strong><span style="font-weight: 400;"> Educação de Jovens e Adultos (EJA). Relaciones étnico-raciales. Materiales didácticos. Colonialidad. Políticamente Correcto.</span></p>2025-12-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 EJA em Debatehttps://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/3702Um estudo de conceitos de Cinemática com alunos dos Ensino Médio, modalide EJA2025-04-28T21:51:35+00:00Daniel de Jesus Melo dos Santosdanielmello79@gmail.comPriscila Valdênia dos Santospriscilavs65@ufrb.edu.brSergio Luiz Bragatto Bossserginhoboss@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho baseou-se na aplicação de uma Sequência Didática, proposta como sendo uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), para alunos do Ensino Médio, na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), em uma escola pública do município de Amargosa (BA). O objetivo desta pesquisa foi proporcionar condições para que alunos da EJA pudessem aprender significativamente conceitos iniciais de Cinemática de forma ativa e reflexiva e, depois, analisar o processo de aprendizagem dos estudantes. A metodologia seguiu os parâmetros da abordagem qualitativa, segundo Bogdan e Biklen (2013). A Teoria da Aprendizagem Significativa foi utilizada como referencial teórico (Ausubel, 1980; 2003). Para este trabalho de pesquisa, foi construída uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS, a qual se fundamenta na Teoria da Aprendizagem Significativa. Para a coleta dos dados, inicialmente, foi elaborado um questionário para levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os conceitos básicos de Cinemática. Para a análise de dados, foram utilizados os preceitos propostos por Bogdan e Biklen (2013). Como resultado, em uma primeira análise, os dados evidenciam que, nas atividades realizadas durante a intervenção, os alunos demonstraram uma melhor compreensão de alguns conceitos científicos, os quais poderão ser ancoradouros para o entendimento dos conceitos básicos de Cinemática, em que apresentaram evidências de aprendizagem e o desenvolvimento de subsunçores para os conceitos estudados.</span></p> <p><strong>Palavras-chave:</strong><span style="font-weight: 400;"> Ensino de ciências. Conceitos físicos. Aprendizagem significativa. Subsunçor. Intervenção.</span></p> <p><strong><em>ABSTRACT</em></strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">This work was based on the application of a Didactic Sequence, proposed as a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS), for high school students in the EJA (Youth and Adult Education) modality at a public school in the municipality of Amargosa, Bahia. The objective of this research was to provide conditions for EJA students to meaningfully learn initial concepts of Kinematics in an active and reflective way and, later, to analyze their learning process. The methodology followed the parameters of the qualitative approach, according to Bogdan and Biklen (2013). The Theory of Significant Learning was used as a theoretical framework (Ausubel, 1980; 2003). For this research work, a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS) was constructed based on the Theory of Significant Learning. For data collection, a questionnaire was developed to assess students’ prior knowledge of the basic concepts of Kinematics. For data analysis, the precepts proposed by Bogdan and Biklen (2013) were used. As a result, data show that in the activities carried out during the intervention, the students demonstrated a better understanding of some scientific concepts, which can be anchors for the understanding of the basic concepts of Kinematics.</span></p> <p><strong>Keywords:</strong><span style="font-weight: 400;"> Science teaching. Physical concepts. Meaningful learning. Subsumer. Intervention.</span></p> <p> </p> <p><strong><em>RESUMEN</em></strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">Este trabajo se basó en la aplicación de una Secuencia Didáctica, propuesta como una Unidad de Enseñanza Potencialmente Significativa (UEPS), para estudiantes de la secundaria, en la modalidad EJA (Educación de Jóvenes y Adultos), en una escuela pública en el municipio de Amargosa, Bahía. El objetivo de esta investigación fue proporcionar condiciones para que los estudiantes de la EJA aprendieran significativamente conceptos iniciales de Cinemática de forma activa y reflexiva y, posteriormente, que se analizara su proceso de aprendizaje. La metodología siguió los parámetros del enfoque cualitativo, según Bogdan y Biklen (2013). La Teoría del Aprendizaje Significativo se utilizó como marco teórico (Ausubel, 1980; 2003). Para este trabajo de investigación, se construyó una Unidad de Enseñanza Potencialmente Significativa (UEPS), que se basa en la Teoría del Aprendizaje Significativo. Para la recolección de datos, inicialmente se desarrolló un cuestionario para evaluar el conocimiento previo de los estudiantes sobre los conceptos básicos de Cinemática. Para el análisis de datos, se utilizaron los preceptos propuestos por Bogdan y Biklen (2013). Como resultado, en un primer análisis, los datos muestran que, en las actividades realizadas durante la intervención, los estudiantes demostraron una mejor comprensión de algunos conceptos científicos, los cuales pueden ser ancladero para la comprensión de los conceptos básicos de la Cinemática, en los que presentaron evidencia de aprendizaje y desarrollo de subsunciones para los conceptos estudiados.</span></p> <p><strong>Palabras-clave: </strong><span style="font-weight: 400;">Enseñanza de las ciencias. Conceptos físicos. Aprendizaje significativo. Subsumir. Subsunción. Intervención.</span></p>2025-12-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 EJA em Debatehttps://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/4785EJA e territorialidade2025-12-19T13:21:38+00:00Ivelã Pereiraivela.pereira@ifsc.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">O educador da EJA não pode ignorar o contexto histórico, social e cultural em que vive, muito menos as mazelas resultantes de um passado exploratório. Tal como os povos tradicionais sofrem um processo de marginalização e disputa constante por seus territórios, o campo da EJA também vivencia constantemente esses tensionamentos na busca por um lugar na sociedade e, de preferência, um lugar de maior destaque e respeito. </span></p> <p><em><span style="font-weight: 400;">Grosso modo</span></em><span style="font-weight: 400;">, todo educador da EJA que milita por tal modalidade de educação já passou por momentos de “disputas territoriais”, ora no âmbito abstrato, na busca por momentos de fala e valorização, ora no âmbito físico mesmo, no sentido de a sociedade (e a escola) não propiciar(em) espaços físicos para a educação de jovens e adultos. Como exemplo disso, podemos citar os constantes fechamentos de cursos da EJA no Brasil, para darem espaço a outras modalidades ou a projetos mais “prestigiados”, muitas vezes com o argumento da “alta evasão escolar na EJA”, explicitando (de modo escancarado) a desvalorização da EJA no Brasil. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">E o que acontece quando algo é desvalorizado e marginalizado? Perde-se território e, junto com ele, enfraquece-se a territorialidade, muitas vezes alcançada a duras penas. Com base nessa realidade, é que podemos asseverar que o educador da EJA é constantemente um lutador por territórios, sejam eles físicos, culturais, identitários e outros. Trabalhar na EJA significa estar sempre pronto para a rebeldia contra um sistema hegemônico, ou, como já mencionado por Paulo Freire, uma “rebelião contra a invasão” de nossos territórios. Há uma constante imprescindibilidade de demarcar nossos espaços. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Por conta disso, a capa desta edição conversa com os pontos aqui elencados neste editorial ao exibir a imagem de uma cerca formada por veias e sangue, uma metáfora que busca bem representar a luta sangrenta dos povos tradicionais pela manutenção (e recuperação) de seus territórios, assim como a luta constantes dos educadores-militantes da EJA em prol de nossos espaços. Não obstante essa imagem possa causar incômodo ao leitor, ela se faz estritamente necessária na representação das lutas que se impõem aos invadidos em seus territórios.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Assim, o anseio de nossa equipe editorial é de que os leitores desta edição reflitam sobre a territorialidade nos espaços da EJA, indagando-se sobre quais lugares nos são destinados e quais ainda nos são inviabilizados, a fim de que tal realidade nos impulsione para uma </span><em><span style="font-weight: 400;">práxis transformadora e emancipatória </span></em><span style="font-weight: 400;">(cf. Vásquez, 2011; Ramos, 2013; 2014, Saviani, 2005) tão necessária em nosso contexto histórico. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Uma ótima leitura a todos!</span></p>2025-12-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 EJA em Debate