PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MARANHÃO: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Autores

Palavras-chave:

PROEJA. Currículo. Professores.

Resumo

O presente artigo objetiva discutir as publicações que tratam sobre o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Maranhão (PROEJA). Trata-se de uma pesquisa de levantamento bibliográfico. A localização das dissertações foi feita por meio da Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia (IBICT), na qual foram encontradas 8 (oito) dissertações sobre o tema, publicadas entre os anos de 2012 e 2017. Para análise das publicações, foram levados em consideração critérios como locais de produção dos estudos e os níveis e modalidades de ensino. Para melhor entendimento da temática foram construídas três categorias, sendo elas: um olhar sobre a formação de professores do PROEJA, currículo e políticas públicas. Essas categorias possibilitam uma visualização dos temas mais abordados e também as lacunas de estudos quanto ao PROEJA. Os resultados da revisão mostram que 75% dos trabalhos foram publicados por universidades do Maranhão; constatou-se a presença recorrente de temáticas já debatidas na educação de jovens e adultos, como, por exemplo, formação profissional específica e aperfeiçoamento ao longo da vida dos discentes. Percebeu-se ainda algumas continuidades como a ausência de formação de professores especificamente para a modalidade da EJA, adequação curricular às necessidades dos discentes e assistência estudantil.

Palavras-chave: PROEJA. Análise de Produção Científica. Estado do Maranhão.

Biografia do Autor

Aline Carla de Sousa Leite Cipriano, INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)

Formada em Histria e Bacharel em Direito pela UESPI, especializada em Docência do Ensino Superior e Direito Previdenciário. Mestranda em Educação pelo ProfEPT.

Anny Camila Lima Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA), Campus Monte Castelo

Pedagoga, Docente e Pesquisadora, Professora da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Teresina, mestre do Curso de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA – Campus Monte Castelo.

Odaléia Alves Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Timon.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP, 2013). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI, 2008). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA, 2005). Realizou estágio pós-doutoral sob a supervisão da Profa. Dra. Rosa Fátima de Souza, na UNESP Araraquara, com a seguinte pesquisa: História e Memória do EDURURAL/NE no Estado do Maranhão: 1980-1987. Atualmente é professora do Instituto Federal do Maranhão, Campus Timon, atua como professora das disciplinas pedagógicas na Licenciatura em Ciências Biológicas. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Mestrado Profissional no IFMA, Campus São Luís, Monte Castelo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação rural no Maranhão, livro didático, educação do campo, movimentos sociais, história das instituições escolares. Líder do grupo de pesquisa: História e Memória das Instituições Escolares (NEPHIME), vinculado ao CNPq e certificado pelo IFMA. 

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Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

CURRÍCULO