Diretrizes metodológicas para a Educação de Jovens e Adultos à luz da Educação Popular Latino-Americana

Autores

  • João Colares da Mota Neto Universidade do Estado do Pará

Palavras-chave:

Educação Popular. Diretrizes Metodológicas. Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Neste artigo, objetiva-se debater sobre o significado de educação popular e apresentar alguns dos seus aportes para o desenvolvimento de propostas metodológicas para a educação de jovens e adultos. Trata-se de um estudo bibliográfico, que dialoga com autores dos campos da educação popular e da educação de jovens e adultos. Defende-se a ideia de que a educação popular é uma matriz político-pedagógica de fundamental importância para ressignificar o trabalho pedagógico na educação de jovens e adultos, promovendo um processo de ensino-aprendizagem crítico, criativo, dialógico e problematizador. 

Biografia do Autor

João Colares da Mota Neto, Universidade do Estado do Pará

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará, com doutorado sanduíche na Universidad Pedagógica Nacional de Colombia. Pesquisador do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire e coordenador adjunto da Cátedra Paulo Freire da Amazônia.

Referências

CÉSPEDES, Nélida. La educación popular hoy: avances y desafíos. Lima: CEAAL, 2005.


CARRILLO, Alfonso Torres. La educación popular: Trayectoria y actualidad. 2. ed. Bogotá: Editorial El Búho, 2012.


FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Paz e Terra, 2014.


FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Que fazer: teoria e prática em educação popular. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
________. Educação como Prática da Liberdade. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.


________. Pedagogia da Tolerância. Organização de Ana Maria Araújo Freire. São Paulo: UNESP, 2004.


________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

________. Pedagogia do Oprimido. 29. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

JARA, Oscar. El reto de teorizar sobre la práctica para transformarla. In: GADOTTI, Moacir; TORRES, Carlos Alberto (Orgs.). Educação Popular: Utopia Latino-Americana. São Paulo: Cortez; EDUSP, 1994.


MEJÍA, Marco Raúl. Posfácio – La Educación Popular: una construcción colectiva desde el sur y desde abajo. In: STRECK, Danilo; ESTEBAN, Maria Teresa (Orgs.). Educação Popular: Lugar de construção social coletiva. Petrópolis: Vozes, 2013.


________. Aprofundar na Educação Popular para construir uma globalização desde o Sul. In: UNESCO. Educação Popular na América Latina: diálogos e perspectivas. Brasília: UNESCO, MEC, CEAAL, 2005.


MOTA NETO, João Colares da. Por uma Pedagogia Decolonial na América Latina: reflexões em torno do pensamento de Paulo Freire e Orlando Fals Borda. Curitiba: CVR, 2016.


________. A educação popular e o desenvolvimento de propostas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos. In: CATELLI JUNIOR, Roberto (Org.). Formação e Práticas na Educação de Jovens e Adultos. São Paulo: Ação Educativa, 2017.


OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; MOTA NETO, João Colares da. Saberes educacionais de alfabetizandos de comunidades rurais-ribeirinhas: construindo uma pedagogia social. I Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação. Belém: UEPA, 2004.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

CURRÍCULO