Razões do acesso e permanência na Educação de Jovens e Adultos em Moçambique

Autores

  • Cátia Torres Abú Pesquisadora sem vínculo

Palavras-chave:

Acesso e permanência. Educação de jovens e Adultos. Programa de alfabetização regular.

Resumo

Este trabalho, resultado de uma dissertação de mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense, tem como objetivo analisar as razões do acesso e permanência na Educação de Jovens e Adultos. A partir de uma abordagem qualitativa, através de um estudo de caso, a pesquisa buscou descrever e explicar o fenômeno da permanência de forma específica com o intento de se aproximar da realidade social diante das antigas e atuais produções sobre o assunto. Para este trabalho foram realizadas entrevistas compreensivas através de relatos de vida e o material analisado através da análise de conteúdo com base nos estudos de Triviños (1987), Dionne e Laville (1999). A pesquisa traz como um dos resultados a rejeição da percepção do senso comum que naturaliza o fenômeno da evasão ao atribuir aos alunos da EJA uma postura passiva e resignada. 

Biografia do Autor

Cátia Torres Abú, Pesquisadora sem vínculo

Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminenese - Niterói de Janeiro, Brasil e Licenciada em Planificação, Administração e Gestão da Educação.

Referências

ABÚ, Cátia Torres. Educação de Jovens e adultos em Moçambique: um estudo sobre a situação de jovens e adultos no centro de alfabetização de Chibabava. Rio de Janeiro. 2016. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós- Graduação em Educação da UFF, 2016.


COSTA, Mariane Brito da. Começar de novo: um estudo sobre percursos biográficos de jovens na EJA. Rio de Janeiro. 2011. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, 2011.


DIONNE, Jean; LAVILLE, Christian. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.


MILETO, Luiz Fernando. "No mesmo barco, dando força, um ajuda o outro a não desistir"- estratégias e trajetórias de permanência na EJA. Rio de Janeiro: Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, 2009.


MINED. Estratégia de alfabetização de adultos 2010-2015. Maputo, 2011.


SILVA, Jaqueline Luzia da. Eficácia escolar na educação de jovens e adultos: um estudo sobre permanência e desempenho no PEJA do município do Rio de Janeiro. In: COSTA, Renato Pontes Costa; RIBEIRO, Ana de Almeida (org.). O saber da gente...sobre "uma educação pro povo". Editora Caetés. Rio de Janeiro, 2013a, p.219-228.


SILVA, Paula Santos da. Da gênese do conceito social de fracasso escolar ao preconceito: os mecanismos de exclusão. In: COSTA, Renato Pontes Costa; RIBEIRO, Ana de Almeida (org.). O saber da gente..."uma educação pro povo". Rio de Janeiro: Caetés, 2013b, p.239-253.


TRIVIÑOS, Augusto N. Introdução à pesquisa em ciências sociais: pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.


YOUNG, Michael F. D. Para que servem as escolas? Revista Educação e Sociedade, v. 28, n. 101, set-dez, 2007, p. 1287-1302.


VELHO, Gilberto. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.


________. Projeto e Metamorfose: antropologia das sociedades complexas. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

CURRÍCULO