A ESTRUTURA FAMILIAR: RELFEXOS NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Fabiano Procópio Daros IFC - Instituto Federal Catarinense
  • Sandra Potmeier FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Leonilda Wessling FURB - Universidade Regional de Blumenau

Palavras-chave:

Família, Sociedade, Relações de Gênero, Educação.

Resumo

Este artigo teve como objetivo realizar um estudo acerca da estrutura familiar na contemporaneidade em um município do Vale do Itajaí (SC), bem como a sua relação com a educação. Recorreu-se, assim, à etnografia e a questionários entre as famílias residentes neste município, como também a uma extensa literatura e sítios sobre o tema. Para tanto, autores como Giddens (2001), Hobsbawm (1991) auxiliam na compreensão das mudanças que vem ocorrendo na sociedade. Strauss (1966), Àriès (1981) complementam com o conceito de família. A relevância desse estudo se apresenta na possibilidade de vir a subsidiar políticas públicas voltadas para o espaço familiar. Além disso, o conhecimento sobre as transformações nos diversos tipos de famílias possibilitam uma compreensão para pensar o processo educacional e novas formas de inclusão a partir das representações sociais. A família nuclear patriarcal do município em estudo tem se transformado em suas características, mas aparece com maior resistência em relação a outras regiões do Vale do Itajaí (SC). Isso pode ser dado ao fato de ser um município de pequeno porte em que predomina uma grande relação entre campo e cidade. Porém, as mudanças familiares vêm ocorrendo paulatinamente mais intensamente com a introdução da mulher no mercado de trabalho e em especial com a criação de creches que possibilitam a dona de casa se ausentar do “lar”. Este afastamento da mulher do espaço doméstico pode ser uma das causas da nova configuração familiar neste município. Uma vez que pode ser caracterizada como uma sociedade conservadora.

Biografia do Autor

Fabiano Procópio Daros, IFC - Instituto Federal Catarinense

é acadêmico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo.

Sandra Potmeier, FURB - Universidade Regional de Blumenau

é graduada em Letras (Português/Inglês e Respectivas Literaturas) pela Universidade Regional de Blumenau (2002). Possui especialização em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Internacional de Curitiba (2006), Gestão Escolar pela Universidade Castelo Branco (2007), Mídias em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (2009). Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau, na linha de Discurso e Práticas Educativas (2010). Atualmente é professora do quadro do magistério do Estado de Santa Catarina nas áreas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa na Escola de Educação Padre José Maurício. Atua na área da Educação com enfâse nos seguintes temas: textualidade, leitura, alfabetização/letramento, discurso.

Leonilda Wessling, FURB - Universidade Regional de Blumenau

possui Licenciatura e Bacharel em Ciências Sociais pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau/ Bolsa CAPES.

Downloads

Publicado

2012-11-07

Edição

Seção

ARTIGOS