O que leva o consumidor a adquirir um determinado produto?

Autores

  • Daiane Aparecida de Melo Heinzen Instituto Federal de Santa Catarina
  • Carmen Hreczuck Instituto Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Consumo. Consumidor. Vestuário.

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar as principais razões dos consumidores no momento de adquirir um determinado produto do vestuário visando contribuir com a competitividade das empresas deste setor. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário, cujo roteiro apresentou perguntas fechadas, e foi formatado para ser respondido de forma presencial. Obteve-se retorno de 489 questionários, totalizando 84,6% de respostas em relação ao número de estudantes dos Cursos selecionados do IFSC campus Jaraguá do Sul e Geraldo Werninghaus. Assim, o artigo apresenta uma abordagem do Consumo e em seguida, foi feita a apresentação dos resultados desta pesquisa em dois blocos. No primeiro bloco se mostra a identificação do perfil dos estudantes e o segundo bloco apresenta as razões que levam o consumidor a adquirir um determinado produto do vestuário. Dentre os resultados apresentados na pesquisa, destaca-se a preferência dos estudantes (consumidor) pelas características do produto; por roupas mais tradicionais e pelo conforto oferecido pela roupa.

Biografia do Autor

Daiane Aparecida de Melo Heinzen, Instituto Federal de Santa Catarina

Professora de nível básico, técnico e tecnológico

Carmen Hreczuck, Instituto Federal de Santa Catarina

Técnica em Design e Produção de Moda

 

Downloads

Publicado

2015-04-24

Edição

Seção

ARTIGOS