AVALIAÇÃO POR PORTFÓLIO NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE: UMA EXPERIÊNCIA SUGNIFICATIVA.

Marli Sari Hilzendeger

Resumo


Este artigo refl ete o estudo realizado sobre uma experiência desenvolvida com docentes e funcionários do Núcleo de Educação Profi ssional Kirana Lacerda, apresentando a avaliação da aprendizagem por meio de portfólio, como instrumento avaliativo do fazer pedagógico. Teve como objetivo a análise dos portfólios produzidos pelos profi ssionais do núcleo durante o ano letivo de 2009. Esta análise foi fundamentada nos princípios do trabalho com portfólios defi nidos por Villas Boas (2008). Os sujeitos envolvidos nesta investigação no início encontraram difi culdades para compreender o processo de elaboração do portfólio, entretanto, depois de dirimidas as dúvidas relacionadas ao tema, desenvolveram portfólios criativos e singulares comprovando ser o portfólio não apenas um simples fi chário para organizar os trabalhos, mas que representa um instrumento de estimulação do pensamento refl exivo, por meio do qual se permite a documentação, o registro e a estruturação dos procedimentos e da própria aprendizagem. Os resultados obtidos revelam que a avaliação por portfólio pode ser uma ferramenta útil tanto ao professor quanto à comunidade escolar, uma vez que se obtém a participação de todos no processo de ensino/aprendizagem. Esta prática pode ser utilizada nos futuros cursos PROEJA/ FIC da instituição.

Palavras-chave


Avaliação. Portfólio. Trabalho pedagógico. Ensino profi ssionalizante.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 

contador de visitas gratis acessos desde 12/2011