MOMENTO ANGULAR: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA, UTILIZANDO EXPERIMENTOS LÚDICOS.

Gilson Wûrz

Resumo


Neste artigo apresenta-se uma proposta desenvolvida na disciplina Projeto integrador que é um componente curricular do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física do Instituto Federal de Santa Catarina. O objetivo principal pretendido por esse trabalho é de ensinar através de diferentes métodos lúdicos, aos quais possam despertar o interesse do aluno para a aprendizagem em Física, de acordo com as competências exigidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN+), sendo que, nesta proposta procura-se integrar as demais disciplinas curriculares. Foram realizados experimentos, tais como, uma plataforma giratória, o estudo dos movimentos do ioiô e do pião, procurando promover a interação do aluno com o experimento. Após a realização e preparação dos experimentos, os mesmos foram aplicados em sala de aula, com o objetivo de avaliar a possibilidade de uma aprendizagem signifi cativa sobre o tema Momento Angular. Percebemos que a participação e a interatividade dos alunos foram elementos primordiais para alcançarmos os objetivos pretendidos.

Palavras-chave


Momento angular. Projeto integrador. PCN+.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 

contador de visitas gratis acessos desde 12/2011