PROJETO DE PRODUTO COM BASE NOS PRINCÍPIOS DO DESIGN UNIVERSAL.

Carlos Eduardo Senna, Susana Medeiros Vieira, Marcelo Martins

Resumo


Este artigo refere-se ao processo de desenvolvimento de um relógio de pulso, destinado às pessoas que necessitam de discrição no ato de ver as horas. Incluem-se, nesse público, pessoas com restrição visual, independente do nível de defi ciência e quaisquer outros profi ssionais que tenham como objetivo o mesmo cuidado, tais como professores, empresários, juízes e padres. Com a intenção de buscar soluções para o projeto que utilizassem outro sentido além do da visão, foram explorados assuntos como: a percepção humana, em diferentes níveis sensoriais, a compreensão do ato de ser discreto, presente em pessoas reservadas e a interpretação dos sentidos, na forma sinestésica. Além disso, questões ergonômicas e projetuais também foram vistas, tais como: coleta de imagens, análise de produtos similares, entrevistas, além da confecção de protótipos para testes preliminares e volumétricos. O resultado foi a confi guração de uma maneira inteligente, discreta e original de “sentir” o tempo. Um produto inspirado nos jogos de “pin arte” ou “pinpression” que recriam impressões de objetos 3D. A idéia é a confi guração de um projeto de design que utiliza a elevação de pixels mecânicos por meio de um botão lateral, o qual realiza a mostragem das horas somente quando necessária (nada aparece no visor até que o mecanismo seja acionado).

Palavras-chave


Relógio de Pulso. Design de Produto. Discrição.

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