Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Caderno de Publicações Acadêmicas?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas para publicação


I – Sobre a formatação dos manuscritos

1) Os manuscritos deverão ser redigidos em português, com resumos em português. Deverão ser enviados em versão eletrônica, digitados com espaçamento de 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12; colocando 3 cm para as margens superiores e 2 cm para as margens inferiores mais a numeração nas páginas. Os textos deverão apresentar uma linguagem precisa, clara e sucinta.

2) Na primeira página, deverá constar o título do manuscrito, sem o nome dos autores e das instituições envolvidas, porém deixando espaço equivalente para a colocação destes nomes após a aprovação do manuscrito. Após a aprovação deve-se indicar o autor para correspondência e seus endereços: postal completo e eletrônico. Abaixo devem vir respectivamente: resumo, palavras-chave iniciadas por letra maiúscula, separadas por ponto e espaço (mínimo de três palavras e máximo de cinco), introdução, desenvolvimento (revisão de literatura, metodologia e resultados) e conclusão.  

3) O resumo não poderá exceder a 400 palavras.

4) O limite de páginas de trabalhos teóricos, artigos originais de pesquisa e revisões, incluindo figuras, tabelas e referências bibliográficas, é de 12, enquanto que para as comunicações breves e resenhas de livros esse limite é de sete.

5) Os artigos originais de pesquisa sempre deverão conter  Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão e Referências. As demais formas de publicação não necessitam apresentar as subdivisões acima.

6) Nas citações indiretas que fazem referências a obras de autores utilizados no texto, onde utiliza-se apenas a idéia do outro autor e não a frase exata dele, deve-se colocar, após a frase citada, apenas o sobrenome dos autores em caixa alta seguido da data de publicação da obra utilizada entre parênteses. Ex: obra de um autor (NETTO, 2001); obra de dois autores (MOTTA-JÚNIOR; LOMBARDI, 2002); obra de três autores (SOARES; AGUIAR; FERREIRA, 2011); obra de quatro autores ou mais utiliza-se apenas o sobrenome do primeiro autor seguido da expressão et al (RAMOS et al., 2002).

7) No caso do uso de citação direta, com frase de até três linhas, deve-se colocar aspas duplas na frase e o nº da página da obra utilizada, onde encontra-se a frase, entre parênteses. Ex: Para Piconez (2009, p. 51) "uma das características indiscutíveis, tanto da literatura como da prática da educação de adultos, é seu enfoque sobre o aluno."

8) Em citações diretas com mais de três linhas, deve-se recuar a frase em 4 cm e utilizar fonte menor que a do texto, sem aspas e com espaço simples entre linhas. Para mais informações ver a norma ABNT nbr 10520 para citações em documentos.

9) No caso do(s) sobrenomes(s) do(s) autor(es) fazer(em) parte da frase, estes devem ser grafados apenas com a inicial maiúscula e o ano da publicação deve vir entre parênteses. Por exemplo: Segundo Assis et al. (2010), as aves migram para regiões mais quentes.

10) Quando houver, no mesmo ano, mais de um artigo de mesma autoria, deve-se acrescentar letras minúsculas após o ano, conforme o exemplo: (DAVIDSON et al., 2000a; 2000b). Quando houver mais de uma citação dentro de um mesmo parêntese, essas devem ser colocadas em ordem cronológica. Exemplo: (GIRARD, 1984; GROVUM, 1988; DE TONI et al., 2000).

11) As citações de referências no final do artigo devem obedecer às normas da ABNT, seguindo a ordem alfabética do sobrenome do primeiro autor. Apenas citações que aparecem no texto devem constar na lista de referências. As citações de resumos de congressos e reuniões científicas não poderão ultrapassar a 10% do total de referências citadas.

12) As figuras (fotografias, desenhos, etc.) e as tabelas já devem ser inseridas no corpo do texto, no melhor local após o final do parágrafo em que foram citadas pela primeira vez. Quando for o caso, as figuras devem conter a representação da escala em barras. Sempre que possível, as ilustrações deverão ser coloridas. Tabelas e figuras devem ser numeradas com algarismos arábicos de acordo com sua sequência no texto, sendo que este deve incluir referências a todas elas. Cada tabela deve ter um título breve e auto-explicativo. Informações adicionais, necessárias à compreensão da tabela, devem ser dadas em forma de nota de rodapé, embaixo da tabela.

Clique aqui para ver o Modelo - Formato .pdf

Clique aqui para ver o Modelo - Formato .doc

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.

  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

 

Declaração de Direito Autoral

Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.