Reitora

Maria Clara Kaschny Schneider

Diretora Executiva

Silvana Rosa Lisboa de Sá

Pró-Reitora de Administração

Aline Heinz Belo

Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional

Andrei Zwetsch Cavalheiro

Pró-Reitor de Ensino

Luiz Otávio Cabral

Pró-Reitor de Extensão e Relações Externas

André Dala Possa

Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Clodoaldo Machado

Diretor de Extensão

Tomé de Padua Frutuoso

Coordenadora de Desenvolvimento da Extensão

Karla Ferreira Knierim

Coordenador de Divulgação da Extensão

Douglas Paulesky Juliani

Assessor da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas

Leo Serpa

Todos os artigos desta publicação são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre o seu conteúdo à Revista Caminho Aberto ou ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.

Caminho Aberto: Revista de Extensão do IFSC.

Florianópolis, no 8, julho de 2018

Publicação da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas do Instituto Federal de Santa Catarina.

Editor Geral

Douglas Juliani, IFSC - Centro de Referência em Formação e EaD

Editor Assistente

Marcus Vinícius Silva Gelsleuster

Conselho Editorial

Altemir João Secco, IFAL - Instituto Federal de Alagoas Angelica Conceição Dias Miranda, FURG - Fundação Universidade Federal do Rio Grande Golberi de Salvador Ferreira, IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina

Ionete de Magalhães Souza, UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros Jane Lucia Santos, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Jane Marcia Mazzarino, UNIVATES - Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior Jordan Juliani, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina Josina Maria Pontes Ribeiro de Alcântara, IFAC - Instituto Federal do Acre Kyldes Batista Vicente, UNITINS - Fundação Universidade do Tocantins Manoel José Porto Júnior, IFSUL - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Marcelo de Souza Nogueira, CEFETRJ - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Maria das Neves Magalhães Pinheiro, UERR - Universidade Estadual de Roraima Paula Borges Bastos, IFF - Instituto Federal Fluminense Rosane Rosa, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Tatiana Emilia Dias Gomes, UNEB - Universidade do Estado da Bahia Teresinha Heck Weiller, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vera Lucia Spacil Raddatz, UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS

Editores de Seção

Ana Paula Kuczmynda da Silveira, IFSC - Câmpus Gaspar Cherilo Dalbosco, IFSC - Câmpus São Miguel do Oeste

Douglas Juliani, IFSC - Centro de Referência em Formação e EaD Glauco José Ribeiro Borges, IFSC - Reitoria Jeferson Vieira, IFSC - Câmpus São José

Juliana Rosa Carrijo Mauad, UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados Liziane Martins, UNEB - Universidade do Estado da Bahia

Marcos de Lucca Moreira Gomes, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria Vanessa Oechsler, IFSC - Câmpus Gaspar Walter Widmer, IFSC - Câmpus Florianópolis

Projeto Gráfico e Diagramação

Glauco José Ribeiro Borges, IFSC - Reitoria

Editores / Revisores de Texto

Alcione Alves Hulse, IFSC - Reitoria Ana Paula Lückman, IFSC - Reitoria Crislaine Gruber, IFSC - Câmpus Gaspar

Jucelio Kullmann de Medeiros, IFSC - Câmpus Florianópolis-Continente Karina Amorim Knabben, autônoma

Liziane Martins, Uneb - Universidade do Estado da Bahia Mara Luiza Machado Idalencio Abatti, autônoma

Monique Bione Silva, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina Paula Clarice Santos Grazziotin de Jesus, IFSC - Câmpus Gaspar Priscylla Alves Campos Steffen, UFBA - Universidade Federal da Bahia Rosane Schenkel de Aquino, IFSC - Câmpus Lages Simone Coelho Sell, IFSC - Câmpus São José Tânia Neves Barth, Senai

Tiago Savi Mondo, IFSC - Câmpus Garopaba Wellington Marques Rangel, IFSC - Câmpus Jaraguá do Sul


É com um grande entusiasmo que apre- sentamos o número 9 da revista Caminho Aberto. Esta publicação reúne relatos de experiência e artigos produzidos por exten- sionistas vinculados a instituições de norte a sul do país a fim de compartilhar com você práticas que estão transformando a realidade de todos os alunos, educadores e comunidades nelas envolvidos.

Nesta edição, contamos com quatro artigos e oito relatos de experiência que abordam temas ligados à saúde em vários aspectos: do homem e da mulher, da família, na esco- la e dos idosos. Outras temáticas que tam- bém estão presentes nesta publicação são agricultura familiar e a segurança alimentar, formação continuada, oficinas educativas e inclusão social.

Contamos, também, com a participação do professor Leandro Schmitz, que nos concedeu uma entrevista para contar um pouco sobre sua trajetória, em especial, seu condecorado projeto de integração da extensão com o ensino e a pesquisa. Ele é docente da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), vinculado ao Centro de Ciências da Administração e Sócio-Econômicas (Esag). A referida proposta pedagógica integradora é implementada desde 2005 na disciplina de Gestão de Projetos e rendeu diversos prêmios ao educador. A estratégia mobiliza os alunos a aplicar os conhecimentos adquiridos em iniciativas sociais. Os trabalhos desenvolvidos a partir da sala de aula já beneficiaram centenas de organizações por meio de surpreendente engaja- mento dos discentes. Aproveite para conhecer detalhes de como ele se tornou referência nessa abordagem e observar como é possível tornar nossas práticas educacionais com maior grau de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Ao longo deste ano estamos realizando uma série de atividades para o aprimoramento da Ca- minho Aberto.Entre elas, destacam-se a disponibilização de informações mais explícitas sobre o escopo da revista, natureza, alcance, critérios de avaliação; a atualização dos perfis dos ava- liadores e autores (incluindo o ORCID); atualização das bases de dados/indexadores; e ajustes nos metadados, incluindo títulos e resumos em inglês de todas as publicações. Estas e outras estratégias estão sendo executadas com a assessoria do professor Eli Lopes, do Senac/SC, que também é editor da Revista Navus e tem vasta experiência na editoração de periódicos científicos. Aproveitamos para agradecer imensamente ao professor por todas as contribuições oferecidas, que têm sido fundamentais para a qualificação de nossa publicação.

A equipe editorial da Caminho Aberto agradece a participação de todos os autores, avaliadores, revisores de texto, diagramadores e demais envolvidos neste novo número.Sem a colaboração de todos não seria possível realizar este trabalho. Desejo-lhes uma agradável leitura e deixo um fraterno abraço!

Douglas Juliani - Editor

Categorias de trabalhos a serem publicados

Artigos apresentam os resultados de atividades de extensão resultantes de pesquisas e contêm, necessariamente, fundamentação teórica, procedimentos metodológicos e resultados alcançados. Já os relatos de experiência descrevem e/ou discutem experiências desenvolvidas nas áreas temáticas da extensão e são compostos por resumo e descrição das atividades desenvolvidas.

A equipe editorial poderá propor Edições Temáticas. Nesse caso, os temas definidos serão previamente anunciados.

Idiomas para submissão: português, inglês ou espanhol. Resumo: no idioma do artigo e em inglês Palavras-chave: no idioma do artigo e em inglês

Imagens: os artigos devem conter no mínimo três ilustrações de boa qualidade com no mínimo 300 dpi.

Formatação dos textos:

Artigos:

20 mil a 35 mil caracteres com espaços (aproximadamente de 7 a 13 páginas em tamanho A4, fonte Times New Roman 12, entrelinha 1,5 com margens 2 cm), incluídos título, resumo, abstract, palavras- chave, keywords, texto completo e referências bibliográfi cas.

Acesse os modelos para artigos em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto

Relatos de Experiência :

5 mil a 10 mil caracteres com espaços (aproximadamente de 2 a 4 páginas em tamanho A4, fonte Times New Roman 12, entrelinha 1,5 com margens 2 cm), incluídos título, resumo, abstract, palavras-chave, keywords, texto completo e referências bibliográfi cas.

Acesse os modelos para relatos de experiência em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. O trabalho refere-se a uma atividade de extensão conforme as diretrizes estabelecidas na Resolução Consup nº 61, de 12 de dezembro de 2016.

Todos os textos enviados como colaboração à Caminho Aberto devem ser encaminhados eletronicamente pelo sistema de submissão.

Os artigos devem ser originais e inéditos. E não podem estar em avaliação em outros períodicos concomitantemente. É considerado inédito o texto que ainda não foi publicado em outro periódico científi co.

As colaborações devem ser anexadas em arquivos eletrônicos formatados de acordo com as presentes normas e modelos descritos no item diretrizes para autores.

São admitidas colaborações em português, inglês e espanhol.

Os trabalhos devem seguir rigorosamente os critérios constantes nas diretrizes para autores no item Formatação dos textos.

Para cada trabalho submetido são exigidas no mínimo 3 imagens ou ilustrações que devem ser encaminhadas em arquivos separados, em formato .jpg, com resolução mínima de 300 dpi, indicando a ordem / numeração conforme legenda no artigo / relato.

Os textos devem seguir as normas brasileiras NBR 6023/2002 (referências), NBR 10520/2002 (citações) e 6023/2003 (artigo em publicação periódica).

Os textos escritos em português devem estar adequados ao Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

A revista recebe colaborações de extensionistas alunos, professores e técnicos administrativos. Para os alunos é obrigatória a autoria compartilhada com professores ou técnicos administrativos que possuam, no mínimo, nível superior completo. São permitidos trabalhos com até 3 coautores além do autor principal.