Apresentação e Palavra do Editor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca2018004-72507

Resumo

A Caminho Aberto segue firme no desafio de abrir um espaço qualificado para o compartilhamento dos resultados de experiências extensionistas. Trata-se de uma grande responsabilidade receber trabalhos de autores filiados a instituições educacionais de todo o território nacional e internacional. Nosso corpo editorial tem acompanhado cuidadosamente cada submissão a nós confiada no intuito de oferecer o melhor conteúdo aos leitores.

Carregado de práticas inspiradoras, este número da Caminho Aberto conta com seis artigos e oito relatos de projetos, cursos e eventos que abrangem as oito áreas temáticas da Extensão. Estruturamos uma coletânea de atividades para todos os gostos. Conheça temas distintos como oficina sobre reutilização de óleo de cozinha, capacitação em boas práticas administrativas para uma fábrica, cursos sobre construção de artigos científicos, projeto de interação com a cultura hip hop, formação continuada de professores, projeto de prevenção de saúde nas escolas, ação para despertar o empreendedorismo, dentre outras atividades que têm impactado positivamente os extensionistas, comunidade beneficiada e demais envolvidos. Quanta coisa boa para aprender e aproveitar em nosso contexto, não é mesmo? Espero que você possa explorar essas experiências e sentir-se inspirado para melhorar as suas.

Tivemos o prazer de entrevistar a professora Marcela Ramos, da Universidade Federal do ABC, onde recentemente foi Pró-Reitora de Pesquisa. Tratamos sobre as experiências de indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão focalizando a função da Extensão na constituição dessa tríade. Somos muito gratos pela colaboração da professora Marcela, que contribuiu imensamente ao compartilhar sua expertise, especialmente por ter estado à frente de uma das instituições referência em Extensão.

Queremos destacar, ainda, o expressivo interesse na versão eletrônica da Caminho Aberto, já que nosso site apresenta em média 800 acessos por mês, totalizando 9 mil visualizações de página mensais. Os usuários ficam em média 6 minutos no site e alguns dos visitantes são de outros países como Portugal, Inglaterra e Espanha.

Prosseguimos desenvolvendo uma série de ações estratégicas para melhorias na Caminho Aberto. Ao longo de 2018, as principais metas estão direcionadas à ampliação da indexação nas bases de dados, aprimoramento e sistematização dos metadados para facilitar a localização dos conteúdos e cadastro no Google Scholar, dentre outras ações. Tenham todos uma instigante leitura! Forte abraço,

Downloads

Publicado

2018-08-02

Como Citar

Juliani, D. (2018). Apresentação e Palavra do Editor. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 4–7. https://doi.org/10.35700/ca2018004-72507

Edição

Seção

Apresentação