Como adaptar uma bicicleta para uso didático interdisciplinar

Autores

  • Luiz Sílvio Scartazzini Instituto Federal de Santa Catarina/Campus Chapecó
  • Ronaldo Atsushi Hayakawa Instituto Federal de Santa Catarina/Campus Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca20170015-251937

Palavras-chave:

Material didático. Interdisciplinaridade. Bicicleta musical. Aprendizagem significativa

Resumo

O grande desafio do professor em sua atividade de educador está em socializar conhecimentos de maneira atraente e motivadora, mantendo a atenção dos alunos focada no tema proposto. Uma técnica que pode auxiliar no sucesso da tarefa é o uso dos materiais concretos que ilustram o conteúdo e prendem a atenção dos alunos. O presente artigo mostra como construir a bicicleta musical e como utilizar este organizador prévio em diferentes disciplinas. Os testes do presente equipamento foram realizados em aulas de ensino médio do IFSC/campus de Chapecó, por professores de todas as disciplinas, explorando o equipamento de forma interdisciplinar, servindo para diferentes propósitos educacionais. Devido à versatilidade e aplicabilidade do equipamento como motivador interdisciplinar, unidades da bicicleta musical foram reproduzidas e repassadas a três escolas de rede pública Estadual em Chapecó, sendo utilizadas por professores de diferentes áreas de conhecimento, desenvolvendo a prática de interdisciplinaridade.

DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2017.ano4n6.p15-25.1937

Biografia do Autor

Luiz Sílvio Scartazzini, Instituto Federal de Santa Catarina/Campus Chapecó

Possui graduação em Física pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1982), mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é professor efetivo com doutorado no Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC). Tem experiência didática na área de Física, com ênfase em hidrologia e hidrodinâmica e na área de Engenharia, com ênfase em gestão de bacias hidrográficas e georreferenciamento ambiental. É membro do grupo de pesquisa Controle, Automação e Eficiência Energética para o Ensino, através do qual desenvolve projetos de pesquisa e de extensão.

Ronaldo Atsushi Hayakawa, Instituto Federal de Santa Catarina/Campus Chapecó

Acadêmico do curso de Engenharia de Controle e Automação do IFSC/Chapecó e extensionista do PROGRAMA PARA O APERFEIÇOAMENTO DO ENSINO INTEGRADO PARA PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO DO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ aprovado pelo MEC/SESu através do Edital PROEXT-2013

Downloads

Publicado

2017-08-01 — Atualizado em 2021-10-13

Versões

Como Citar

Scartazzini, L. S., & Hayakawa, R. A. (2021). Como adaptar uma bicicleta para uso didático interdisciplinar. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 15–25. https://doi.org/10.35700/ca20170015-251937 (Original work published 1º de agosto de 2017)

Edição

Seção

Artigos