Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O trabalho refere-se a uma atividade de extensão conforme as diretrizes estabelecidas na RESOLUÇÃO CONSUP Nº 61, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2016, cujo objeto de estudo preconiza a descrição e investigação de práticas que apresentem a relação dialógica entre as instituições educacionais e seu ambiente externo (comunidade, empresas, governo e demais organizações da sociedade civil).

  • Todos os textos enviados como colaboração à Caminho Aberto devem ser encaminhados eletronicamente pelo sistema de submissão neste ambiente. Todos os autores precisam estar cadastrados no sistema da revista com seu respectivo identificador digital ORCID.
  • Os artigos devem ser originais e inéditos. E não podem estar em avaliação em outros períodicos concomitantemente.

    *É considerado inédito o texto que ainda não foi publicado em outro periódico científico.

  • As colaborações devem ser anexadas em arquivos eletrônicos formatados de acordo com as presentes normas e modelos descritos no item diretrizes para autores. Não são aceitos arquivo em PDF, somente nas versões .docx e .odt conforme modelos disponíveis no site.
  • São admitidas colaborações em português, inglês e espanhol.
  • Os trabalhos devem seguir rigorosamente os critérios constantes nas diretrizes para autores no item Formatação dos textos.
  • Os textos devem seguir as normas brasileiras NBR 6028/2021 (resumo), NBR 6023/2018 (referências), NBR 10520/2002 (citações) e 6022/2018 (artigo em publicação periódica).
  • Os textos escritos em português devem estar adequados ao Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
  • A revista recebe colaborações de extensionistas alunos, professores e técnicos administrativos. Para os alunos é obrigatória a autoria compartilhada com professores ou técnicos administrativos que possuam, no mínimo, nível superior completo. São permitidos trabalhos com até 3 co-autores além do autor principal.
  • Cabe a todo(a) autor(a) ter anuência das diretrizes e normas relacionadas ao tratamento ético envolvendo pesquisas com seres humanos. Dessa forma, pesquisas que abarcam seres humanos (oriundas do campo das Ciências da Vida) devem obrigatoriamente ter seguido os preceitos da Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e ter aprovação junto ao Comitê de Ética da instituição à qual está/estão vinculado(s). Essa aprovação deve ser mencionada no corpo do texto, na seção sobre a metodologia empregada.
    Já os trabalhos do campo interdisciplinar, que também articulam pesquisa com seres humanos, os autores devem atender as diretrizes e normas da Resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, que dispõe sobre os dispositivos aplicáveis à pesquisas em Ciências Humanas e Sociais.
    Link para as resoluções:
    http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf
    https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf
  • O autor, ao fazer uso de imagens de crianças e adolescentes, deve observar os dispositivos da Lei nº 8.069/1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.
    Link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm
    Importante ressaltar que ao selecionar uma imagem para o seu manuscrito, o autor deve levar em consideração que a referida imagem deve corroborar com a discussão acadêmica. Ilustrações que nada contribuem com o debate científico devem ser descartadas.

Diretrizes para Autores

Categorias de Trabalhos a serem publicados


Artigos 
apresentam os resultados de atividades de extensão resultantes de pesquisas e contêm, necessariamente, fundamentação teórica, procedimentos metodológicos e resultados alcançados. Já os relatos de experiência descrevem e/ou discutem experiências desenvolvidas nas áreas temáticas da extensão e são compostos por resumo e descrição das atividades desenvolvidas.

A equipe editorial poderá propor Edições Temáticas. Neste caso, os temas definidos serão previamente anunciados.

Idiomas para submissão: português, inglês ou espanhol.

Resumo: no idioma do artigo e em inglês

Palavras-chave: no idioma do artigo e em inglês

Imagens: os artigos ao fazer uso de ilustrações, devem se atentar para a qualidade. (ATENÇÃO: RESOLUÇÃO MÍNIMA DE 300 dpi).

 

Formatação dos textos:

PARA ARTIGOS: Até 50 mil caracteres com espaços, espaçamento simples. As margens do documento devem ser de 3cm (nas laterais) e 2,5cm (superior e inferior), incluídos título, resumo, abstract, palavras-chave, keywords, texto completo e referências bibliográficas.

Acesse aqui o Modelo para artigos no formato WORD - DOCX

 

 

PARA RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: 10 mil a 30 mil caracteres com espaços e espaçamento simples. As margens do documento devem ser de 3cm (nas laterais) e 2,5cm (superior e inferior), incluídos título, resumo, abstract, palavras-chave, keywords, texto completo e referências bibliográficas.

Acesse aqui o Modelo para relatos de experiência no formato WORD - DOCX

 

Declaração de revisão textual

Após o aceite do manuscrito, o trabalho deverá passar por revisão gramatical, ortográfica e sintática, preferencialmente por profissional da área de Letras e Linguística, por um dos editores de texto vinculados à revista (um trabalho que, por vezes, é um pouco demorado em função de idas e vindas, bem como da disponibilidade dos editores textuais). Caso o autor queira dar maior celeridade a esse processo, deverá enviar declaração assinada por revisor devidamente habilitado. A declaração deverá ser anexada no momento de ajustes/revisão do manuscrito.

Clique aqui para ver o Modelo de Declaração de Revisão Textual

 

No caso anterior em destaque, a revisão textual do manuscito será de responsabilidade do(s) autor(es). A revista Caminho Aberto indica uma lista de revisores e/ou tradutores credenciados (neste link). Os custos da tradução e revisão do manuscrito, nesse caso, são de responsabilidade do(s) autor(es) do manuscrito. 

 
*Não é cobrado nenhum tipo de taxa (seja de processamento do artigo seja de sua submissão).

Dossiê temático: Curricularização da Extensão - particularidades e desafios

Artigos  e relatos de experiência que atendem a uma chamada específica, coordenada por organizadores previamente selecionados ou por meio de chamada realizada pelos editores.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.