Edições anteriores

  • Nesta capa da revista “EJA em Debate”, constam, na parte superior direita, as seguintes informações: ano 11, número 20, julho a dezembro, ano de 2022 e ISSN: 2317-1839. Na parte superior esquerda, está posicionada a nova logo da revista, destacando o ano comemorativo, que celebra 10 anos de publicação. Ao centro, está presente a imagem da capa, que, por meio de tons de verde, ilustra a mão de um agricultor segurando feixes de arroz, cuja representação remete aos trabalhadores "colhendo" o resultado do seu árduo trabalho. Na parte inferior da capa, ao centro, são apresentadas a logo do IFSC e a logo de publicação do IFSC, em cor branca.

    10 anos da revista "EJA em Debate"
    v. 11 n. 20 (2022)

    Esta edição de número 20, relativa ao segundo semestre de 2022, é bastante especial para nós da revista “EJA em Debate”, porque completamos 10 anos de publicações, uma trajetória repleta de trabalho e algumas conquistas. A nossa imagem de capa (uma mão segurando o resultado de uma colheita de arroz) foi escolhida por nossa equipe como uma metáfora do tempo de colheita que nosso periódico está vivendo, momento sobre o qual falaremos mais detalhadamente neste editorial.

  • Nesta capa da revista “EJA em Debate”, constam no topo, do lado direito, as seguintes informações: ano 11, número 19, janeiro a junho, 2022. Além disso, a logo do IFSC está do lado esquerdo no alto, e a logo da revista encontra-se centralizada em cima da imagem de capa. Por sua vez, a referida ilustração consiste numa releitura do quadro “Operários”, de Tarsila do Amaral, em desenho feito em aquarela, apresentando várias pessoas de etnias, idades, gêneros e identidades variadas, com vistas a mostrar a multiplicidade de educandos-trabalhadores da EJA. Ao fundo, tem-se um desenho de fábricas (tal como no quadro da Tarsila) e um fundo cinza.

    Trabalhadores (na EJA) do Brasil
    v. 11 n. 19 (2022)

    Trabalhadores (na EJA) do Brasil: desafios de quem aprende (e ensina) enquanto trabalha

    Caros leitores,

    É com muita satisfação que a edição de número 19, do primeiro semestre de 2022, está sendo lançada. Fazemos, em tal edição, uma homenagem a nossos alunos de EJA, trabalhadores que aprendem (e nos ensinam) enquanto trabalham. 

    Com esta finalidade de homenagem aos trabalhadores brasileiros na EJA,  comemorando o dia 1º de maio, dia dos trabalhadores em nosso país, e também em deferência (e reverência) aos 100 anos da Semana de Arte Moderna em 1922, nossa edição 19 aborda, em sua capa, uma releitura da obra de arte “Operários” (1933), de Tarsila do Amaral. 

    Procuramos relacionar tal obra ao contexto histórico-social de nossos alunos de EJA no Brasil, isto é, no quadro da pintora modernista, mostram-se as várias faces dos trabalhadores do Brasil na década de 1930. Mas como seriam as faces dos trabalhadores-educandos brasileiros em 2022? Este é o primeiro número da revista em que pudemos respirar com menos medo (em sentido literal), por conta da vacinação contra a COVID-19. Assim, as máscaras puderam ser retiradas (também no sentido estrito) e pudemos ver integralmente as faces dos nossos educandos de EJA em sala de aula. 

    Observamos (com o lugar de fala de educação atuante na EJA) que esses educandos apresentam diversas facetas, contudo, não obstante sua multiplicidade de etnias, idades, identidades e histórias, apresentam como ponto em comum a característica (com raras exceções) de serem trabalhadores. Assim, o educador que trabalha com EJA não pode agir de modo descolado a esta realidade de seus educandos-trabalhadores, pensando estratégias de ensino que mais se adequem a esse contexto. 

    Esses sujeitos que nos são destinados na EJA, além de serem aprendizes, são também “ensinantes”, ao nos apresentarem conhecimentos a cada dia de aula, conhecimentos empíricos, construídos na luta de seu trabalho diário. São empregadas domésticas, pedreiros, eletricistas, agricultores e tantas outras profissões que exercem nossos estudantes de EJA e nos possibilitam traçar diálogos frutuosos, de intenso e imenso aprendizado multilateral em sala de aula. 

    Mas é exatamente essa particularidade do trabalho que os faz tão profícuos em nos ensinar que também os impossibilita de se dedicar integralmente aos estudos. Nesse contexto, o educador de EJA se encontra sempre numa posição delicada, em que luta para que seus estudantes tenham direito pleno à educação e construam o máximo possível de conhecimentos, mas também precisa ser empático com a realidade de trabalho, muitas vezes até extenuante, na qual tais educandos estão inseridos. 

    E é justamente neste aspecto que nós, educadores de EJA, continuamente nos questionamos: como proporcionar uma educação de qualidade, que é direito de todos, e que possibilite – aos educandos-trabalhadores – caminhos de ascensão social, ao mesmo tempo em que se respeita a condição de cansaço da classe trabalhadora e se compreende a limitação de tempo para estudos fora do ambiente escolar?

    Esta problemática tem constantemente angustiado educadores de EJA comprometidos com uma educação emancipatória como direito, e esperamos que os textos que constituem esta edição da revista possam trazer alguns horizontes, ou, talvez, ainda mais indagações e inconformação àqueles que se dedicam ao desafio da dodiscência (FREIRE, 1996) voltada ao público de jovens e adultos.

  • A capa traz a foto de Paulo Freire, com um quadro negro atrás, no qual se encontra escrita a palavra "luta". Ao lado do educador, estão alguns livros. Em seu casaco, verde escuro, há um broche escrito "100 anos", fazendo remissão ao seu centenário de nascimento (em 1921).

    Homenagem ao centenário de Paulo Freire
    v. 10 n. 18 (2021)

    Julho a dezembro de 2021.

    Esta edição de número 18, respectiva ao segundo semestre de 2021, traz em sua capa a imagem do educador que transformou a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, marcando nossa história de maneira tão significativa que, ao se falar de EJA, é impreterível se falar de Paulo Freire. Como já destacara Dantas Júnior (2021), Freire, nos tempos atuais, é “mais do que nunca, incontornável e imprescindível”.

    A proposta da nossa revista está voltada à EJA, em suas múltiplas dimensões, de modo que, neste segundo semestre de 2021, não poderíamos deixar de homenagear o centenário de nascimento de Paulo Freire, que se deu em 19 de setembro de 2021. São 100 anos do nascimento do educador que se tornou um divisor de águas nessa modalidade de ensino no Brasil (assim como se constitui referência internacional na área de educação).

    Este já é o terceiro número da revista marcado pela pandemia da COVID-19, mas é a primeira edição na qual temos frutos de pesquisas respectivas ao período de pandemia, momento que foi classificado por alguns autores como um “tempo de crise”, expressão à qual aderimos (inclusive no título deste editorial), porque concordamos com tal definição. Enfim, esta edição da “EJA em Debate” está composta por textos que temos o prazer de apresentar.

    Desejamos a vocês, leitores-dodiscentes, profundas reflexões e a convicção de que a transformação é possível!

  • A capa apresenta duas mãos de um trabalhador sobre uma folha de papel, com uma caneta simples ao lado e um celular com a tela quebrada. As mãos são negras, e dois dedos da mão direita estão sobre a mão esquerda. O ambiente é pouco iluminado e demonstra uma pessoa estudando de forma remota, apesar de seus poucos recursos.

    Revista "EJA em Debate"
    v. 10 n. 17 (2021)

    Revista EJA em Debate

    Ano 10, edição nº 17 – jan-jun. 2021

    Esta edição de número 17, respectiva ao primeiro semestre de 2021, está sendo lançada em um momento de transição no contexto pandêmico em que estamos inseridos, uma vez que – finalmente, após inúmeros percalços – tivemos um avanço considerável na vacinação no Brasil, alcançando, inclusive, os sujeitos mais jovens, com a primeira e a segunda dose da vacina.

    Os textos da revista contemplam as seções de formação de professores, políticas públicas e teorias e práticas pedagógicas.

    Seção de “Formação de professores”

    Projetos formativos em educação escolar de jovens e adultos: as pesquisas sobre ensino de biologia da área de avaliação educação da CAPES (1997-2019)   

    Júlia Beatriz Mendes de Assunção

    Lucas Martins de Avelar

    Rones de Deus Paranhos

    Juvenilização da EJA: possibilidades e desafios na escolarização

    Kerén Talita Silva Miron

    Chris Royes Schardosim

    Seção de “Políticas Públicas”

    Educação de jovens e adultos: disputas e conflitos na construção de um direito social na cidade de belo horizonte

    Clifton Arllen Gomes Fernandes

    Francisco André Silva Martins Martins

    “Escola, educação básica e analfabetismo estrutural no brasil: a negação da escola aos trabalhadores”

    José Ronaldo Silva dos Santos

    Tenório Batista Lima Sobrinho

     “A EJA na Amazônia brasileira: a produção intelectual na ANPED/norte”

    Adriana Francisca de Medeiros        

    Silvane dos Santos Pereira

    Seção de “Teoria e práticas pedagógicas”

    “O estudo de grandezas e medidas num livro didático da EJA: reflexões acerca das práticas de numeramento”

    Carlesom dos Santos Piano   

    Narciso Das Neves Soares

    “Análise do ambiente e desenvolvimento do ensino e aprendizagem: perspectiva e resiliência às mudanças climáticas na educação de jovens e adultos (EJA)”

    Adriano Ineia

    Priscila de Campos Velho

    Thais Emilia Reder

    Rodrigo Spinelli