A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO EM UM PROGRAMA DE ESCOLARIZAÇÃO DE TRABALHADORES: A EXPERIÊNCIA DO “PROGRAMA COMPARTILHAR” DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS

Denis Fernando Barcellos Angelo, Tanise Baptista de Medeiros

Resumo


O presente trabalho trata das considerações iniciais de um projeto de pesquisa que tem como objetivo problematizar a relação entre trabalho e educação em um programa de escolarização de adultos trabalhadores da Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS a partir da experiência de professores estagiários das áreas de Educação Física e História. A metodologia utilizada parte do materialismo histórico e dialético como teoria e método, utilizando como ferramentas observações e relatos de experiência dos professores, em um primeiro momento e posteriormente entrevistas semi-estruturadas com os sujeitos da investigação que são estudantes trabalhadores, professores estagiários e gestores do Programa. Aponta-se como considerações iniciais, levando em conta o que emerge da experiência bem como da historicidade da Educação de Jovens e Adultos, para a necessidade de um resgate da centralidade do trabalho como princípio educativo nesta modalidade de ensino, bem como de uma proposta de escola unitária e de uma educação politécnica e omnilateral, a partir da perspectiva marxista de educação, construindo uma proposta educacional dos trabalhadores e não para os trabalhadores.

 


Palavras-chave


Educação de Trabalhadores; Trabalho e Educação; Contra-hegemonia

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