PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: ATUALIDADE E URGÊNCIA 50 ANOS DEPOIS

Autores

  • Eliana Bär IFSC - Campus Palhoça Bilíngue (Libras/Português)
  • Gabriela Albanás Couto

Palavras-chave:

Pedagogia do Oprimido. Paulo Freire. EJA.

Resumo

Este ensaio objetiva refletir acerca das contribuições à área educacional e da atualidade da principal obra de Paulo Freire, a Pedagogia do Oprimido, no ano em que se completam 50 anos de sua escrita. O texto retoma o panorama histórico e social em que a obra foi desenvolvida e a sua recepção, no Brasil e no mundo, ao longo do tempo. Propõe-se, além disso, a retomada do método que conduziria a uma pedagogia do oprimido, com especial atenção à sua atualidade e importância para as ações na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Conclui-se ressaltando a urgência da obra para a reflexão e a proposição de ações educativas em uma sociedade na qual, ainda hoje, tantos oprimidos seguem sem o direito de dizer “a sua palavra”.

Biografia do Autor

Eliana Bär, IFSC - Campus Palhoça Bilíngue (Libras/Português)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, é graduada em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005), com habilitação em Orientação Educacional, Supervisão Escolar, Administração Escolar, Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental; é também Especialista em Educação e Gestão Ambiental pelo ESAP - Instituto de Estudos Avançados e Pós-graduação (2006). Atualmente responde pela Coordenadoria Pedagógica do Instituto Federal de Educação Científica e Tecnológica de Santa Catarina - Campus Palhoça Bilíngue (Libras/Português). Estuda e atua nas seguintes áreas: meio ambiente e educação, organização escolar, fundamentos da educação e educação bilíngue (Libras/Português).

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Publicado

2018-12-21

Edição

Seção

ESPECIAL