AS RODAS DE CONVERSA COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Keila Mourana Marques Silva Prefeitura Municipal de Campinas e FUMEC - Fundação Municipal para Educação Comunitária.
  • Valéria Oliveira de Vasconcelos Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Rodas de conversa. Educação Popular.

Resumo

 

 O objetivo central do presente relato é o de problematizar o uso de Rodas de Conversa como metodologia pedagógica e investigativa na Educação de Jovens e Adultos (EJA) mediatizada pela Educação Popular. As ações fomentaram diálogos e discussões das quais emergiram algumas concepções sobre os processos de ensinar e aprender na EJA. Nessa proposta, todas as pessoas envolvidas têm a oportunidade de expressar o que pensam, o que sentem, além de manifestar suas visões de mundo. Os resultados apontam que os jovens e adultas(os) participantes, apesar da defasagem em relação aos seus estudos, pensam criticamente seu futuro, têm uma visão própria sobre seu processo de formação e desejam uma educação de qualidade, voltada aos seus interesses. Além disso, buscam processos de aprender e ensinar capazes de trazer mudanças em sua realidade, respeitando as suas experiências como ponto de partida para o próprio crescimento, independente de diplomas e certificações. Conclui-se que, para a maioria dos/as participantes, a aprendizagem significativa é o que os motiva na construção do conhecimento e as Rodas de Conversa se mostraram uma estratégia política libertadora, uma vez que nesse espaço suas vozes e opiniões se legitimam na escuta e no diálogo horizontal.

 

Biografia do Autor

Keila Mourana Marques Silva, Prefeitura Municipal de Campinas e FUMEC - Fundação Municipal para Educação Comunitária.

Mestre pelo Programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo/ UNISAL - campus Maria Auxiliadora. Possui especialização em Educação Especial - Novos Paradigmas (2006) e Direito Educacional (2007). Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Faculdade de Filosofia de Passos (1991) e graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plinio Augusto do Amaral (1995). Atualmente é profª efetiva da Prefeitura Municipal de Campinas e FUMEC - Fundação Municipal para Educação Comunitária. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: EJA, educação sociocomunitária, responsabilidade social, sustentabilidade e Educação Popular

Valéria Oliveira de Vasconcelos, Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1984); mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1996); doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/Universidade de Salamanca-Espanha (2002), pós-doutorado pelo Departamento de Pós-graduação em Educação Escolar da Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara - 2010) e pós-doutorado pelo Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos (2016). Finalizou, em 2017, o Curso de ?Especialización en Epistemologías del Sur?/CLACSO - Argentina. Coordenadora do Projeto ?Experiências e Práticas de Educação Popular na América Latina?, em parceria com a Universidad Politécnica Salesiana/Quito-Equador. Professora do Programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)/Americana; pesquisadora do Grupo de Pesquisa CNPq/UFSCar ?Práticas Sociais e Processos Educativos? desde 1998, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental (GEPEA-CNPq/UFSCar) e do Grupo "Conhecimento e análise das intervenções na práxis educativa sóciocomunitária (CAIPE/CNPq)"- UNISAL. Eventualmente presta consultorias para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Socioambiental (ISA). Membro titular do Comitê Científico da Anped (GT 06 - Educação Popular, 2017-2019). Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Popular e educação sociocomunitária, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura e diversidade, populações tradicionais, educação ambiental e formação de educadore

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação popular? 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 2002.

FIGUEIREDO, Alessandra Aniceto Ferreira de; QUEIROZ, Tacinara Nogueira de. A Utilização de rodas da conversa como metodologia que possibilita o diálogo. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO, 10: Desafios atuais do Feminismo. Anais eletrônicos […] Florianópolis: UFSC, 2013. Disponível em: www.fazendogenero.ufscar.br. Acesso em: 15 mar. 2015.

FREIRE, Paulo. Política e Educação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra. 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves; BERNARDES, Nara Maria Guazelli. Roda de Conversas - Excelência acadêmica é a diversidade. Educação, Porto Alegre, ano XXX, n. 1 (61), p. 53-92, jan./abr. 2007.

SILVA, Keila Mourana; VASCONCELOS, Valéria Oliveira. Ensinar e aprender sob o olhar de alunos de EJA: mediações da Educação Popular. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 37. Anais […] Florianópolis, 2015.

SILVA, Keila Mourana; VASCONCELOS, Valéria Oliveira. O que nos ensinam e o que aprendem os alunos de EJA em seus processos educativos: Contribuições da educação popular. Série-Estudos, Campo Grande, v. 22, n. 45, p. 99-119, maio/agos., 2017.

Downloads

Publicado

2019-06-18

Edição

Seção

TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS