A VIDA É UM DESAFIO: COMO A DESIGUALDADE SOCIAL E A EVASÃO ESCOLAR CAMINHAM JUNTAS NO MUNICÍPIO DE VOLTA GRANDE

Autores

  • Allan Costa Cunha Centro Universitário Carioca
  • Paulo Sérgio Farias Centro Universitário Carioca
  • Alexander Ferreira Francisco Centro Universitário Carioca

Palavras-chave:

Evasão escolar. Desigualdade social. Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Cada vez mais, fica evidente o fato de que a escola brasileira não atende a todas as demandas sociais da população. Simultaneamente, se questiona a sua finalidade para a classe social mais pobre: a escola é uma instituição que dissemina conteúdos e práticas científicas ou apenas um centro de acolhimento social para as pessoas de baixa renda? Esse estudo tem como foco principal compreender como as desigualdades sociais contribuíram para o distanciamento entre a população rural e a escola, e como o sistema educacional lida com as diferenças presentes no público atendido. Para realização deste estudo, leva-se em consideração dados como a evasão escolar e seu histórico, a qualidade do ensino ofertado, a importância da conclusão do ensino médio para o mercado de trabalho e os dados sobre a desigualdade de renda no município de Volta Grande. Os resultados da análise dos dados mostram que boa parte dos alunos da EJA enfrentaram uma série de dificuldades que os afastaram da escola: as condições precárias do trabalho rural, o trabalho infantil, as dificuldades de acesso às escolas, o distanciamento entre os conteúdos e o cotidiano dos estudantes.

Biografia do Autor

Allan Costa Cunha, Centro Universitário Carioca

Mestrando em Novas tecnologias digitais na educação, pela Centro Universitário Carioca. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Paulista (2016). É licenciado pelo curso de formação de professores em Matemática, pela Faculdade Educacional da Lapa (2017), e cursou Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Brasília, (Interrompido em 2017). Atualmente é professor de matemática - Colégio Nossa Senhora do Rosário, Volta Grande - MG. Tem experiência na área de Engenharia Civil, Informática e na docência das disciplinas de Física e Matemática.

Paulo Sérgio Farias, Centro Universitário Carioca

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estácio de Sá(2014), curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Eletrônica - Área Industrial pela ABEU Centro Universitário(2007) e ensino-medio-segundo-grau pela ABEU Centro Universitário(2007). Atualmente é Professor / Instrutor Técnico do Colégio Estadual Hebe Camargo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Alexander Ferreira Francisco, Centro Universitário Carioca

Mestrando em Novas Tecnologias Digitais na Educação na Unicarioca, possui Pós Graduação em Técnicas de Docência e Graduação em Design Gráfico pelo Instituto INFNET Rio de Janeiro. Atualmente trabalha como Coordenador Pedagógico dos Cursos Intensivos do Infnet Training (desde 2010) e da Pix Studios com sede na Escola de Comunicação Design Digital (ECDD). Na Graduação, ministra aulas de Imagem Digital, Ilustração Digital, Animação, Roteiro/Storyboard, Branding, Composição Digital, Produção Gráfica e Ética profissional. Para os cursos Intensivos, ministrou aulas de Illustrator, Photoshop, Photoshop para Web, InDesign, Comunicação Visual e Produção Gráfica. É certificado como ACE (Adobe Certify Expert) no Adobe Illustrator. Obteve 13 premiações como docente em várias edições do Prêmio Top Desempenhos do Instituto Infnet. Desenvolveu vários materiais didáticos e livros, inclusive para o projeto Pix Studios, que auxiliou a idealizar e desenvolver, sendo atual Coordenador Pedagógico. Ministrou uma palestra com o tema "Uso do Photoshop em Design de Interfaces" para o Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da UNIRIO, em 06/12/2013. Experiência em palestras de vários temas e vídeo-aulas diversas para EAD.

Referências

ADORNO, T. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ALVES, N. C. Gestão escolar e evasão na EJA: Identificando as causas e organizando as ações. Projeto de intervenção local. Brasília, DF: UNB, 2015.

BARÓ, M. Hacia una psicologia de la libertación. Boletim de psicologia, n. 22, p. 219-233, 1986.

BAUMAN, Z. Sobre educação e juventude: conversas com Riccardo Mazzeo. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos: Alunos e Alunas da EJA: Caderno 1. Brasília, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja_caderno1.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2015.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GESTA - Galeria de Estudos e Avaliação de Iniciativas Públicas. Engajamento escolar, Brasil, 2017. Disponível em: <http://gesta.org.br/tema/engajamento-escolar/#bibliografia>. Acesso em: 10 jun. 2018.

IBGE. Panorama das cidades – Volta Grande, 2017. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/voltae justificativa-grande/panorama>. Acesso em: 6 jun. 2018.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo escolar da educação básica, dados sobre a evasão escolar no Brasil. Brasília,DF, 2015.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo escolar da educação básica, dados sobre a evasão escolar no Brasil. Brasília,DF, 2017.

LIBÂNEO J. C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012.

ONU. Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento. Relatório de desenvolvimento humano. 2013.

VIANA, N. Adorno: educação e emancipação. Revista Sulamericana de Filosofia e Educação, Brasília,DF, UNB, v. 4, 2005.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Edição

Seção

CURRÍCULO