A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EJA: SABERES, FAZERES E PRÁTICAS

Autores

  • Roquel Rodrigues de Lima Simas
  • Ricardo Antunes de Sá UFPR/PR

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Práticas pedagógicas. Saberes.

Resumo

Este artigo apresenta resultados preliminares de um estudo exploratório realizado em 2016/2017 junto apedagogos que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) Fase I, em escolas públicas da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Este estudo busca identificar saberes, fazeres e práticas de pedagogos nessa modalidade, a partir de suas narrativas. A pesquisa se inscreve numa abordagem qualitativa (ANDRÉ, 1995; OLIVEIRA, 2012), com aplicação de questionários. Os autores Haddad (2001) e Di Pierro, Jóia e Ribeiro (2001) respaldam a revisão sobre a EJA. Os autores Sá (1997, 2000, 2012), Libâneo (2002, 2004, 2012), Pimenta (2002) e Franco (2012) fundamentam estudos sobre a Pedagogia. Segundo os autores citados há lacunas no trato de tais especificidades na formação inicial e continuada de pedagogos e docentes, implicando ao pedagogo da EJA um papel formativo na organização do trabalho pedagógico. A investigação procurou desvelar saberes pedagógicos e científicos, bem como, conhecimentos específicos sobre a EJA. Explicitou questões sobre a formação inicial do pedagogo para atuar na EJA; Apontou a pesquisa para a necessidade de formação continuada do pedagogo que atua na EJA; Sobre a importância da formação continuada articulada e organizada pelo pedagogo junto aos professores que atuam na EJA; Por fim, a investigação procurou catalogar os saberes, fazeres e práticas do pedagogo que vem atuam na modalidade de EJA na rede pública de ensino.

Biografia do Autor

Roquel Rodrigues de Lima Simas

 Pedagoga. Mestranda em Educação (UFPR). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação – UFPR. Pedagoga na SME Curitiba e Professora na SEMED Pinhais – PR.

Ricardo Antunes de Sá, UFPR/PR

Pedagogo. Mestre e Doutor em Educação. Professor Associado II (Setor de Educação - UFPR). Curso de Pedagogia (UFPR). Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) - UFPR. Programa de Pós Graduação em Educação – Teoria e Prática de Ensino – Mestrado Profissional - UFPR. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação - UFPR. Grupo de Pesquisa de Formação Docente, Currículo e Práticas Pedagógicas: paradigmas contemporâneos - UFPR. Grupo de Pesquisa Paradigmas Educacionais e Formação de Professores - PUC-PR.

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Publicado

2018-12-21

Edição

Seção

CURRÍCULO