O ENSINO DE INGLÊS PARA ALUNOS SURDOS NA MODALIDADE EJA

Autores

  • Clevisvaldo Pinheiro Lima Universidade Federal do Piauí
  • Anesio Marreiros Queiroz

Palavras-chave:

Inglês, EJA, Surdos.

Resumo

O inglês é a língua franca contemporânea, o que torna seu aprendizado imprescindível para uma participação ativa em um mundo cada vez mais globalizado. Mesmo as pessoas surdas não estão isentas da necessidade desse aprendizado. Apesar disso, o ensino de inglês para surdos tem sido historicamente negligenciado no ensino regular o que levou muitos destes à desistência desta modalidade e à adesão à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por esse motivo, esta pesquisa teve como objetivo verificar como ocorre o ensino de inglês para os alunos surdos matriculados nos Centros de Educação para Jovens e Adultos (CEJA), no município de Teresina, PI. Para tanto, partiu-se de uma investigação qualitativa utilizando, para a coleta de dados, a observação e a entrevista semiestruturada. Foi constatado que o ensino de inglês no CEJA ainda é aquém daquele despendido aos alunos ouvintes e que estes também apresentam problemas familiares aos alunos surdos.

Biografia do Autor

Clevisvaldo Pinheiro Lima, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí

Especialista em Libras pela Unviersidade Estadual do Piauí

Professor Assistente I, Libras, da coordenação de Letras Libras da Universidade Federal do Piauí

Anesio Marreiros Queiroz

Graduação em Letras Ingles pela Univesidade Estadual do Piauí

Especialista em Libras pela Faculdade Evangelica do Meio Norte, FAEME

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Publicado

2018-07-19

Edição

Seção

CURRÍCULO