A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REGIÃO CENTRAL DO PARANÁ

Autores

  • Marcio José de Lima Winchuar Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná
  • Cláudia Machado Aguera Universidade Estadual do Centro-oeste (UNICENTRO)

Palavras-chave:

Alfabetização, Paraná Alfabetizado, Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Este artigo realiza uma breve análise do programa “Paraná Alfabetizado” na região central do estado do Paraná. O programa concentra-se em atender a jovens e adultos que, por algum motivo, não foram alfabetizados na idade adequada. Para isso, a pesquisa fundamenta-se em autores como Strelhow (2010), Gadotti (2009), Freire (2005), Souza (2007; 2012) e Silva (2013). Primeiramente, apresenta uma breve revisão bibliográfica, apontando programas de alfabetização de adultos no Brasil, a partir de meados do século XX. Em seguida, traz dados de uma pesquisa exploratória, em movimento, referente a municípios da região central do Paraná. Por fim, conclui o trabalho e evidencia a necessidade da criação de políticas no âmbito da Educação de Jovens e Adultos e/ou a ampliação de projetos já existentes, que visam à superação do analfabetismo na região.

Biografia do Autor

Marcio José de Lima Winchuar, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná

Mestre em Letras: interfaces entre Língua e Literatura pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2014). Licenciado em Letras Português e Literatura de Língua Portuguesa e Pedagogia. Atualmente é professor colaborador na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná

Cláudia Machado Aguera, Universidade Estadual do Centro-oeste (UNICENTRO)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-oeste (UNICENTRO).

Referências

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: 1988.

______. Lei nº. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília: MEC, 1996.

______. Resolução CNE/CEB nº 1, de 5 de Julho de 2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Brasília, 2000.

______. Plano Nacional de Educação (PNE). Brasília: UNESCO, 2001.

______. Plano Nacional de Educação 2014-2024. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

______. Paulo. Pedagogia do Oprimido. 43. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FRIEDRICH, Márcia. BENITE, Anna M. Canavarro. BENITE, Cláudio R. Machado. PEREIRA, Viviane Soares. Trajetória da escolarização de jovens e adultos no Brasil: de plataformas de governo a propostas pedagógicas esvaziadas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 18, n. 67, p. 389-410, abr./jun. 2010.

GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1989.

GADOTTI, Moacir. Educação de Adultos como Direito Humano. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire. 2009.

NATH, Margarete Aparecida. Alfabetização de jovens e adultos em Cascavel: uma história em Construção. Cascavel, 2004.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Departamento da Diversidade - Coordenação de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos. Programa Paraná Alfabetizado. Curitiba: SEED-PR, 2009.

PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos. Secretaria Estadual de Educação – SEED. Curitiba, 2006.

SILVA, Evandro Anderson. As políticas públicas na educação de jovens e adultos a partir do Programa Paraná Alfabetizado (2004-2012). 1985. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE, Foz do Iguaçu, 2013.

SOUZA, Maria Antônia de. Educação de Jovens e Adultos. Curitiba: Ibpex, 2007.

SOUZA, Maria Antônia de. Educação de Jovens e Adultos. Curitiba: Intersaberes, 2012.

STRELHOW, Thyeles Borcarte. Breve história sobre a educação de jovens e adultos no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.38, p. 49-59, jun.2010.

Downloads

Publicado

2018-07-19

Edição

Seção

CURRÍCULO