INTERDISCIPLINARIDADE NO PROEJA: INFORMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos Instituto Federal de Brasília Campus Brasília
  • Maria do Rosário Cordeiro Rocha Instituto Federal de Brasília Campus Gama

Palavras-chave:

PROEJA, Letramento informacional, Inclusão social.

Resumo

O objetivo deste relato é descrever a experiência da aplicação da interdisciplinaridade em uma turma de estudantes de um curso na modalidade PROEJA, ofertado pelo Instituto Federal de Brasília, Câmpus Gama. Com base em um levantamento sobre os hábitos digitais dos estudantes, foram planejadas atividades em conformidade com o plano do curso, no qual se fez um trabalho interdisciplinar entre os conhecimentos de Língua Portuguesa e o uso do computador para desenvolver as competências de Informática. Os resultados demonstram que a interdisciplinaridade de saberes serve como estímulo para a apropriação da norma padrão da língua, além de incentivar a produção de conhecimento com foco em temas da área específica do curso. Dessa forma, ao considerar as experiências anteriores de cada estudante ao fazer uso de ferramentas computacionais para a produção textual, buscou-se oportunizar o letramento informacional e a inclusão social, com uso das tecnologias.

Biografia do Autor

Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos, Instituto Federal de Brasília Campus Brasília

Docente de Informática no IFB, mestre em engenharia mecânica pela UFPE, doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UnB.

Maria do Rosário Cordeiro Rocha, Instituto Federal de Brasília Campus Gama

Docente de Língua Portuguesa no IFB, mestre em Educação e doutora em Linguística pela UnB.

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Publicado

2018-07-19

Edição

Seção

FORMAÇÃO DE PROFESSORES