Formação de educadores de EJA: um relato a partir da experiência com os educadores populares do MOVA-Guarulhos

Autores

  • Carlos Eduardo Sampaio Burgos Dias Pedagogo da Universidade Federal de São Paulo.

Palavras-chave:

Educação não formal. Educação popular. Paulo Freire. MOVA. Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Este relato de experiência apresenta uma das Formações Permanentes realizada no segundo semestre de 2015 pela equipe de Coordenação Pedagógica do MOVA-Guarulhos junto aos seus educadores e agentes populares. Este relato se refere a uma formação realizada com 57 desses educadores e seu objetivo é refletir sobre o papel social do MOVA-Guarulhos. As reflexões aqui colocadas partem do referencial teórico de Paulo Freire (1987, 1999, 2000) e da educação popular, e se inicia com o debate sobre a compreensão do MOVA-Guarulhos como uma política pública de educação formal ou não formal. Contatou-se ao final dessa experiência que expressões como “movimento social” e “transformação”, tidas por Miguel Arroyo (2015) como caras a educação popular, não foram citadas pelos educadores, o que nos faz manter a questão do papel social do MOVA-Guarulhos em aberto.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Sampaio Burgos Dias, Pedagogo da Universidade Federal de São Paulo.

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Licenciado em Pedagogia pela Unifesp e História pela UniABC.

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Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

FORMAÇÃO DE PROFESSORES