A LEITURA LITERÁRIA EM DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DO LEITOR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Poliana Ferreira Santos

Resumo


Esse artigo é resultado da análise de dados coletados durante o desenvolvimento de um projeto de extensão por estudantes de Letras da Universidade Federal de Viçosa, no Núcleo de Educação de Adultos (NEAd). O trabalho consistiu em avaliar a relevância da prática de leitura de textos literários no contexto da educação de jovens e adultos, para a formação de sujeitos autônomos dotados de consciência crítica e política. A análise dos dados está pautada nas reflexões de Freire acerca da importância da leitura e das especificidades do educando da Educação de Jovens e Adultos, assim como, nos estudos de pesquisadores na área de leitura e literatura. Os dados analisados nesse trabalho foram coletados durante a pesquisa empírica que se deu através de rodas de leitura semanais. A análise dos resultados tem o intuito de evidenciar a importância do aspecto político e ético da leitura, incentivando intervenções no sentido de democratizar essa prática em nossa sociedade. A partir da análise percebemos que o projeto colaborou em diversas instâncias, especialmente na formação dos educandos, auxiliando na elevação da autoestima, na formação literária, na valorização de seu conhecimento de mundo, além de incentivar a prática de leitura.

 


Palavras-chave


Leitura. Textos literários. Autonomia. Educação de Jovens e Adultos.

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