FORMAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO: PROGRAMA ALFABILÍNGUE PARA OS POVOS DA AMAZÔNIA

Autores

Palavras-chave:

EJA. Educação indígena. Educação bilíngue. Formação de alfabetizadores.

Resumo

Este artigo tem como escopo relatar a prática de formação de alfabetizadores e coordenadores de turmas bilíngues de diversas etnias no estado do Amazonas desenvolvida por uma das autoras, enquanto coordenadora do Programa de Letramento Reescrevendo o Futuro, no período de 2003 a 2010.O tema formação de professores sempre traz infinitas reflexões, independente dos arautos aos quais pertença. Apresentamos, em um primeiro momento, a descrição da proposta de formação dos alfabetizadores e coordenadores. Em um segundo momento, explicitamos o relato de uma experiência de alfabetização em língua materna, vivida com um grupo omágua/kambeba, desaldeado e desracializado1 que reside no bairro Zumbi dos Palmares, na cidade de Manaus. Tanto a metodologia das formações quanto a ação de alfabetização tiveram formato presencial e foram acompanhadas sistematicamente por uma equipe pedagógica disponibilizada pelas instituições envolvidas. Como resultado, foi evidenciado que os sujeitos do projeto adquiriram uma nova maneira de interagir com a cultura oral e escrita, ampliando sua leitura de mundo na perspectiva de sua valorização enquanto resgate da cidadania.

1 MEDEIROS, Priscila Martins. O Descentramento e a Desracialização do Nacional: estado e relações étnico-raciais e ações afirmativas no Brasil. 2015. 233 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Programa de Pós-graduação em Sociologia, Universidade de São Carlos (UFSCar), São Carlos, 2015.

 

Biografia do Autor

Marina Graziela Feldmann, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP

Mestre e doutora em educação e currículo pela PUC-SP.  Foi diretora da Faculdade de Educação da PUC-SP. Nessa mesma faculdade é professora titular do Departamento de Fundamentos da Educação.  Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Educação- Currículo da PUC-SP. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Educação: Currículo, na linha de pesquisa Formação de Educadores. Membro da Comissão Própria de Avaliação da PUC-SP. Avaliadora institucional e de cursos. Presidente da Comissão de Ensino e do Conselho de Ensino e pesquisa da PUC-SP. Líder do grupo de pesquisa credenciado pelo CNPq sob o título Formação de Professores e Cotidiano Escolar (PUC-SP).

Maria Nazare Correa da Silva, Universidade do Estado do Amazonas/UEA

Licenciada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Doutoranda em Educação-Currículo, pela PUC-SP. Atua no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas-UEA na Escola Normal Superior e nas demais Licenciaturas da mesma Universidade. Coordenadora do Centro de Referência e Memória da EJA na Amazônia (Núcleo UEA) e membro o Fórum Amazonense da EJA atuando na Comissão e Comitê Estadual da Agenda Territorial de Desenvolvimento da Alfabetização e EJA. Líder do Grupo de Pesquisa credenciado pelo CNPq Observatório da EJA "Reescrevendo o Futuro" e membro do grupo de pesquisa credenciado pelo CNPq Formação de Professores e Cotidiano Escolar (PUC-SP).  

Referências

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Publicado

2016-12-12

Edição

Seção

FORMAÇÃO DE PROFESSORES